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Redação Bankly 12/01/2022 11:00:00 7 min leitura

Aumento na procura por contas digitais: como aproveitar?

As fintechs tem revolucionado o mercado com suas ofertas de produtos inovadores para facilitar a vida das empresas e usuários, além de alavancar a democratização do mercado financeiro. O avanço das tecnologias modificou a oferta de serviços financeiros aos negócios e, consequentemente, ao cliente final. 

Antes, os clientes passavam por processos muito burocráticos no setor bancário. Mas este cenário vem mudando e ganhando agilidade por meio das plataformas digitais e serviços financeiros, o que sinaliza uma grande tendência de mercado: antes, as pessoas iam até a oferta de serviço, mas agora é a oferta de serviço que vai até as pessoas.  

Nos últimos anos, passamos por uma crescente procura por contas digitais dos mais diversos estilos. Por exemplo, uma pesquisa realizada pelo instituto Locomotiva aponta que 42% dos brasileiros já possuem contas em bancos digitais. Se focarmos em um recorte mais específico, dos jovens entre 18 e 29 anos, esse número sobe para 51%, sendo 19% exclusivamente nesse formato. 

Para as gerações mais jovens, que já são nativas digitais, o movimento não é nem de migração entre os dois tipos de banco, mas sim uma preferência real pelas fintechs, afinal, os consumidores precisam de serviços financeiros, mas não necessariamente de um banco. A burocracia e as taxas do setor bancário acabam por afastar esse público, que vê nos bancos digitais melhores oportunidades para gerir suas finanças. 

Por isso, o conceito de embedded finance traz um valor tão grande para as empresas, independentemente do segmento. Ao oferecer soluções financeiras dentro de um mesmo ambiente, é possível suprir as necessidades, melhorar a experiência dos usuários e aumentar a retenção, recompra e fidelização. Para que as empresas ofereçam aos seus clientes soluções escaláveis e regulamentadas de embedded finance, existe o Banking as a Service. 

Cada vez mais, os consumidores buscam por ecossistemas multiprodutos, que proporcionam experiências simples, integradas e diretas. Além disso, tendências regulatórias como Open Banking e a LGPD estão promovendo o desenvolvimento das APIs bancárias e acesso universal. A necessidade de cumprir esses novos requisitos tem levado bancos a considerarem novos modelos de negócio de Banking as a Service. 

Novas possibilidades com embedded finance  

Com a aceleração da automação, é possível escalar as soluções de Banking as a Service com mais facilidade, colocando o conceito de embedded finance ao alcance de qualquer empresa que tenha interesse, independentemente do modelo de negócio. Por exemplo, podemos pensar em uma empresa de energia oferecendo uma conta digital e Pix para o pagamento da própria fatura ou até mesmo um varejista emitindo cartões pré-pagos para serem utilizados na própria rede de supermercados e fora dela. As empresas que buscam incorporar serviços financeiros às suas soluções contam cada vez mais com parceiros para criar experiências digitais em módulos personalizados para cada necessidade. 

O aumento na procura por contas digitais amplia ainda mais as possibilidades que as empresas possuem ao integrar serviços financeiros ao portfólio de atividades já oferecidas aos seus clientes, a fim de alcançar uma maior fidelização entre eles. Além de ser uma nova linha de receita que tende a crescer com o passar dos anos, ainda mais com as próximas gerações. Por isso, estar atento às tendências para se adaptar e sair na frente da concorrência deve ser um exercício constante para todas as empresas que visam se adequar rapidamente às mudanças do mercado, e assim, garantir sustentabilidade e crescimento constante dos negócios.

Para saber mais sobre as soluções de Banking as a Service do Bankly, entre em contato com nossos especialistas