Close
Quero conhecer
Quero conhecer
Redação Bankly 03/01/2022 10:04:36 4 min leitura

Webhooks: o que são e vantagens de utilização

O que são webhooks?

Os webhooks, também chamados de retornos de chamada web, são um recurso utilizado para que uma ferramenta ou aplicativo se comunique com outra ferramenta, fornecendo dados em tempo real sempre que um evento acontecer. Desta forma, a comunicação entre os dois sistemas acontece sem a necessidade de nenhuma ação externa.

O que eles entregam na prática?

Notificações push

Um exemplo prático de caso de uso seria quando o app do seu banco envia uma notificação avisando que chegou uma nova transferência na sua conta, mesmo sem você abrir o aplicativo para procurar a informação. A informação chega até o sistema do aplicativo do banco e até você através de webhooks.

 

Você sabe o que é um webhook (4)

 

Economia e fluidez de processo

A alternativa ao uso de webhooks é o pulling, ou requisição, ou seja, o sistema do app irá "perguntar" ao sistema financeiro se há alguma nova transação realizada, todas as vezes que o usuário abrir o app.

Esse modelo funciona, porém não é o ideal, visto que sistemas hospedados em serviços de computação em nuvem (como a AWS, por exemplo), pagam por volume de requisição efetuada. Os webhooks eliminam a necessidade de realizar requisições frequentes, uma vez que "avisam" sobre todo o evento realizado.

Essa funcionalidade gera muito mais eficiência e facilidade tanto para o prestador de serviço, quanto para o consumidor final e é possível devido a um mecanismo ativo de mensageria.

 

Webhooks no Bankly:

Aqui no Bankly, lançamos recentemente os webhooks nas nossas APIs, que já estão disponíveis para integração e nos permitem avisar automaticamente os parceiros sempre que houver novas informações e isso traz diversas novas oportunidades de experiência e construção para os nossos parceiros.

Para saber mais sobre as APIs e funcionalidades do Bankly, entre em contato com nossos especialistas.

Artigos relacionados

12/07/2022 16:29:17 5 min leitura

Banking as a service: como e por que a sua empresa precisa adotá-lo

O mercado: Ir ao banco ou à lotérica para pagar boletos e movimentar a conta é um velho hábito dos brasileiros. Mas trata-se de uma iniciativa em extinção. Hoje as movimentações financeiras podem ser feitas, literalmente, em qualquer lugar: no aplicativo do smartphone, no caixa do supermercado ou até na plataforma da empresa onde trabalha. Isso ocorre graças a um movimento que ganhou força nos últimos anos, e certamente vai se estender a todas as áreas: o Banking as a Service.
Iniciar Leitura
28/10/2021 09:00:00 3 min leitura

O cenário das fintechs na América Latina

América Latina: o novo berço das fintechs e do Banking as a Service? A América Latina é uma das regiões mais férteis para as Fintechs e suas inovações. Enquanto as instituições tradicionais se movem cada vez mais para o digital, oferecendo novos produtos baseados em tecnologia, apenas 51% dos adultos latino-americanos são proprietários de contas bancárias, segundo o último Global Findex do Banco Mundial. Os números variam de acordo com a região: no Brasil, segundo o relatório, 70% dos adultos possuem uma conta bancária, já no México esse número baixa para 37%.
Iniciar Leitura
09/06/2022 12:00:00 4 min leitura

Real digital: saiba o que esperar da moeda digital brasileira

Real digital: A adoção de uma moeda digital pode trazer uma nova gama de possibilidades para os participantes do sistema financeiro, que vai muito além das instituições tradicionais. Este é o caso do real digital, CDBC (Central Bankly Digital Currency, na sigla em inglês) que está sendo desenvolvida pelo Banco Central do Brasil e tem como previsão para o lançamento do projeto piloto o fim do próximo semestre.
Iniciar Leitura