Close
Quero conhecer
Quero conhecer
Bankly 03/01/2022 10:04:36 3 min leitura

Webhooks: o que são e vantagens de utilização

O que são webhooks?

Os webhooks, também chamados de retornos de chamada web, são um recurso utilizado para que uma ferramenta ou aplicativo se comunique com outra ferramenta, fornecendo dados em tempo real sempre que um evento acontecer. Desta forma, a comunicação entre os dois sistemas acontece sem a necessidade de nenhuma ação externa.

O que eles entregam na prática?

Notificações push

Um exemplo prático de caso de uso seria quando o app do seu banco envia uma notificação avisando que chegou uma nova transferência na sua conta, mesmo sem você abrir o aplicativo para procurar a informação. A informação chega até o sistema do aplicativo do banco e até você através de webhooks.

 

Você sabe o que é um webhook (4)

 

Economia e fluidez de processo

A alternativa ao uso de webhooks é o pulling, ou requisição, ou seja, o sistema do app irá "perguntar" ao sistema financeiro se há alguma nova transação realizada, todas as vezes que o usuário abrir o app.

Esse modelo funciona, porém não é o ideal, visto que sistemas hospedados em serviços de computação em nuvem (como a AWS, por exemplo), pagam por volume de requisição efetuada. Os webhooks eliminam a necessidade de realizar requisições frequentes, uma vez que "avisam" sobre todo o evento realizado.

Essa funcionalidade gera muito mais eficiência e facilidade tanto para o prestador de serviço, quanto para o consumidor final e é possível devido a um mecanismo ativo de mensageria.

 

Webhooks no Bankly:

Aqui no Bankly, lançamos recentemente os webhooks nas nossas APIs, que já estão disponíveis para integração e nos permitem avisar automaticamente os parceiros sempre que houver novas informações e isso traz diversas novas oportunidades de experiência e construção para os nossos parceiros.

Para saber mais sobre as APIs e funcionalidades do Bankly, entre em contato com nossos especialistas.