Close
Quero conhecer
Quero conhecer
Redação Bankly 26/03/2021 16:43:14 8 min leitura

Entenda o que é Banking as a Service e descubra quais as suas vantagens

Muito tem se falado sobre tecnologia no universo dos pagamentos e sem dúvidas, o Banking as a Service é um termo que você já ouviu falar em algum momento. Por isso, preparamos esse material esclarecendo, de fato, o que é essa solução e quais benefícios e oportunidades ele pode trazer para o seu negócio. Quer saber mais? Descubra no artigo.

 

O que é o Banking as a Service?

 

O Banking as a Service ou BaaS é o processo que permite que agentes de mercado possam se conectar a Bancos e Instituições de Pagamento por meio de APIs para que construam suas próprias soluções e ofereçam serviços financeiros a seus clientes finais.

Imagine só a sua empresa oferecendo um serviço específico como uma conta digital ou um sistema de pagamentos como cartão de crédito, PIX, entre outros, sem nenhum tipo de barreira, mas o melhor de tudo, com a possibilidade de uma integração fluída e de acordo com todas as normas do Banco Central.

 

E como funciona uma plataforma de BaaS?

 

Após a contratação da plataforma, o cliente recebe as credenciais para acesso a um ambiente de teste, o Sandbox. O que permite aos desenvolvedores poderem testar toda a integração antes de ir com o produto a mercado. 

Para entrar em produção, a solução e o aplicativo do cliente devem seguir algumas diretrizes básicas de segurança. Afinal, estamos falando da operação de um banco, não é?

Homologada a aplicação, o cliente pode lançar sua solução tranquilamente e prover a melhor experiência a seu usuário final.

 

As plataformas de BaaS

 

E quais os produtos que uma plataforma de Banking as a Service podem oferecer?

No Bankly os produtos giram em torno de uma conta de pagamento, mais conhecida como conta digital, as funcionalidades são as mais diversas, destacamos:

  • PIX
  • Transferência entre contas
  • Emissão de Boletos
  • Geração de cartões físicos ou virtuais
  • Pagamento de Contas


Os nossos recursos são plug-and-play, você contrata o que necessita, de forma modular e acordo com o que o seu negócio requer.

 

E quais os benefícios em contratar uma plataforma de Banking as a Service?

 

O surgimento do banking as a service possibilitou a criação de produtos atrelados a soluções financeiras a um custo mais acessível. Sem essa solução, o tempo e o custo para criar uma estrutura bancária do zero, desde o desenvolvimento de processos, infraestrutura, integrações, regulamentação e licenças, inviabilizariam qualquer negócio de oferecer serviços de banking.

Uma das principais vantagens é a possibilidade de uma empresa, independente do modelo de negócio, em operar com suas próprias transações financeiras, o que traz mais liberdade, eficiência e controle operacional.

Proporcionar experiências diferenciadas aos seus clientes, usufruir de uma estrutura complexa, mas de gestão simplificada, é a tendência que atrai cada vez mais os olhos dos empreendedores com visão estratégica a longo prazo, mas que acompanham a evolução de toda a operação de perto.