Close
Quero conhecer
Quero conhecer
Redação Bankly 03/02/2021 09:37:51 11 min leitura

Meios de Pagamento: o que são e quais as tendências?

Quer descobrir o que são meios de pagamento, entender como eles estão evoluindo e transformando o mercado? Reunimos as principais informações sobre esse assunto. Veja!

Afinal de contas, o que são Meios de Pagamento?

Esse termo nada mais é do que a garantia de uma transação entre dois lados: o comprador e o vendedor ou doador, se for o caso. Para os brasileiros até pouco tempo atrás existiam poucas opções para pagarem suas compras fossem feitas em lojas físicas ou por meio da internet.

Para ser feito o pagamento existem algumas formas, por exemplo: via boleto bancário ou cartão de crédito, na opção à vista ou parcelado, além do cheque e dinheiro. Vamos falar um pouco sobre cada um deles. 

Dinheiro

Sem dúvidas, é a forma de pagamento mais utilizada nas lojas físicas, principalmente, se a oferta for de baixo custo. O estabelecimento por sua vez, tem a vantagem de receber em dinheiro para não pagar taxas de transação, mas é inevitável dizer que o cartão de débito ou crédito ganharam uma enorme fatia desse mercado.

Boleto bancário

Outra forma muito popular utilizada para compras, pois atende toda qualquer pessoa, não havendo necessidade de ter conta em banco e nem cartão seja débito ou crédito. Para quem emite é uma das opções mais baratas e o pagamento pode ser feito de diversas formas: lotéricas, caixa eletrônico, internet banking etc.

É importante ressaltar que a empresa que emite boletos precisa ter uma conta corrente vinculada a um banco e ter uma carteira de cobrança. Outra facilidade é o cálculo de multas automático já inserido quando há emissão de segunda via atrasada, possibilitando muito mais controle financeiro e agilidade.

Emita seus próprios boletos - Bankly

Cartão de débito & crédito

Nos últimos anos se tornou muito comum no momento de realizar a sua compra. É quase impossível um estabelecimento ou empresa que não aceite essa modalidade de pagamento, além de possibilitar o controle de transações, é uma forma efetiva de combate a inadimplência. É interessante optar por maquininhas que aceitem diversas bandeiras de cartão são peças fundamentais do processo.

E para o e-commerce o gateway de pagamento cumpre esse papel, pois integrará todas as funcionalidades no processo entre a compra e a venda.

Gateway de pagamento? Nós vamos explicar o que é, confira abaixo.

O gateway de pagamento é responsável entre o tráfego de informações do comprador, por exemplo, o CVV do cartão ao lojista de forma criptografada, ou seja, todas os dados continuam confidenciais e seguros.

Lembre-se que é importante cuidar de todo o processo do início ao fim, por isso invista também em um sistema antifraude, afinal ninguém quer seus dados circulando por aí.

E qual o futuro dos meios de pagamento?

Não é possível afirmar qual o meio de pagamento que virá para ficar em definitivo, mas podemos concluir, sem sombra de dúvidas que ele estará atrelado 100% a tecnologia.

Alguns exemplos...


Pagamento por aproximação - NFC

É um recurso que teve início há alguns anos, mas para esse ano teve um grande avanço, pois é o feito por meio da troca de informações entre dois sistemas a uma curta distância.


Criptomoedas

É uma maneira que revolucionou o mercado, muito se falou nos últimos tempos e é um formato que promove com facilidade e liberdade, mas é necessário bastante cuidado e experiência para a aplicação dessa modalidade.


QrCode

Pode ser utilizado por meio de um dispositivo móvel para a leitura através de uma câmera, é uma espécie de código de barras em um formato quadrangular. O PIX, sistema de pagamentos do Banco Central, trouxe para um outro patamar essa modelo que ganha cada vez mais espaço, por ser fácil e muito prático, além de seguro para efetuar transações.


PIX

É o sistema de transferências que funciona 24h, 7 dias na semana, que está em funcionamento desde o dia 16/11 e tem colaborado para as transações entre compradores e vendedores. Para utilizá-lo é bem simples, basta cadastrar uma chave, que pode ser seu número de telefone, CPF ou uma chave aleatória, gerada no momento da solicitação junto a instituição financeira de sua preferência.

Lembramos que para se cadastrar no PIX não é necessário ter uma conta em banco, você pode se cadastrar por meio de uma plataforma de pagamentos. No futuro a intenção é que o PIX tenha cada vez mais alcance e funcionalidades disponíveis, facilitando ainda mais a oferta para quem está cadastrado.