Close
Quero conhecer
Quero conhecer
Redação Bankly 07/03/2022 10:00:00 5 min leitura

Banking as a Service, entenda o que é

 ENTENDA O QUE É BANKING AS A SERVICE


Nos últimos anos, o mercado financeiro vem passando por uma grande transformação com o advento de novas tecnologias que criam possibilidades para resolvermos questões relacionadas à nossa vida financeira. Entre elas estão o conceito de embedded finance e o de Banking as a Service, que tem ganhado cada vez mais relevância no universo financeiro.

Mas afinal, o que é o Banking as a Service?

Basicamente, o BaaS permite que qualquer empresa, independentemente do modelo de negócio, ofereça suas próprias soluções financeiras para os seus clientes, tudo isso por meio de APIs. Ou seja, essa tecnologia permite que qualquer agente do mercado possa ofertar soluções que antes só eram encontradas em bancos digitais.

O termo BaaS se popularizou com o surgimento das Fintechs, empresas de tecnologia focadas em oferecer produtos e serviços financeiros totalmente digitais. As primeiras empresas de Banking as a Service eram focadas somente em prover serviços com sua tecnologia, mas hoje, esse escopo é maior. Alguns players, como Bankly, já reúnem a plataforma tecnológica e a licença bancária, que garante todo o processo de regulamentação com o Banco Central.

Como funciona na prática e quais as oportunidades?

Isso significa que as empresas que utilizam o BaaS podem aumentar a sua proposta de valor e gerar novas fontes de receita ao ofertar serviços financeiros, tudo isso sem ter que se preocupar com regulamentações bancárias e podendo focar em garantir a melhor experiência para seus usuários.

São inúmeras as oportunidades geradas pelo Banking as a Service, já que as APIs podem ser utilizadas de forma modular, atendendo às necessidades específicas de cada negócio e seus clientes. Um exemplo bastante conhecido são os cartões de supermercados ou lojas de departamento. Outra possibilidade do BaaS é para grandes empresas que já possuem a confiança e fidelidade de seus clientes e podem simplesmente criar um wallet dentro do seu aplicativo, permitindo com que os usuários paguem contas, façam transferências e até mesmo tenham acesso a crédito.

 

Conheça um pouco mais sobre o Bankly:

  • + de R$26 Bilhões transacionados por ano através das nossas APIs
  • 500 mil cartões emitidos pelo Bankly para nossos parceiros e seus clientes
  • 16 bilhões de PIX efetuados por ano em nossa plataforma
  • 1.1 segundo entre cada transação realizada pelas nossas APIs financeiras

 

Clientes que já contam com nossas soluções:

 



 

 

 

Artigos relacionados

30/03/2023 15:07:30 8 min leitura

Embedded finance: um guia completo

O embedded finance é uma das principais tendências observadas no mercado nos últimos anos. Neste artigo, vamos explicar sobre o conceito, suas vantagens e como as empresas podem utilizá-lo independentemente do modelo de negócio.
Iniciar Leitura
17/08/2022 14:52:17 4 min leitura

Quais as vantagens de um banco de nicho?

Construir soluções financeiras pode ser algo bastante complexo. Além do tempo e custos demandados, existe todo o processo de regulação e qualificação para a construção de um banco e por isso, pensar na criação de bancos direcionados a um público específico era quase inimaginável há pouco tempo atrás. Com a chegada das fintechs e a consolidação de conceitos como o embedded finance e soluções como o Banking as a Service este cenário mudou bastante, já que garante a possibilidade de qualque empresa oferecer seus próprios serviços financeiros, independentemente do modelo de negócio. Isso abriu oportunidades para inúmeros mercados, como o de banco de nicho, que é o que abordaremos neste artigo.
Iniciar Leitura
03/02/2021 09:37:51 9 min leitura

Meios de Pagamento: o que são e quais as tendências?

Quer descobrir o que são meios de pagamento, entender como eles estão evoluindo e transformando o mercado? Reunimos as principais informações sobre esse assunto. Veja! Afinal de contas, o que são Meios de Pagamento? Esse termo nada mais é do que a garantia de uma transação entre dois lados: o comprador e o vendedor ou doador, se for o caso. Para os brasileiros até pouco tempo atrás existiam poucas opções para pagarem suas compras fossem feitas em lojas físicas ou por meio da internet.
Iniciar Leitura