Close
Quero conhecer
Quero conhecer
01/07/2020 16:40:00 7 min leitura

APIs: o que são?

 

Já ouviu falar na sigla API, mas você efetivamente sabe o que é? Como funciona e quais são as suas funções? Se para alguma das perguntas a respostas foi “não”, a partir desse material ficará mais claro como as APIs estão presentes em nosso dia a dia e como são usadas para melhorar a funcionalidade dos sistemas.

O que é API?

Começando do início, vamos entender o que é API: a expressão vem do inglês “Application Programming Interface, traduzido para o português: Interface de Programação de Aplicativos.

É um conjunto de códigos e linguagens do desenvolvimento que permite ao usuário final utilizar sites ou aplicativos consultando, alterando ou armazenando dados. Sua principal vantagem é oferecer informações e/ou funcionalidades desenvolvidas em outro sistema, sem necessidade de acessá-los diretamente.

E qual é a sua função?

Basicamente consiste em conectar sistemas, aplicativos e bancos de dados que usam linguagens de programação parecidas ou diferentes para entregar uma experiência mais fácil no dia a dia das pessoas.

Sobre a sua importância

Estamos vivenciando um mundo cada vez mais tecnológico e inovador, o que gera a necessidade em oferecer a entrega de produtos e serviços cada vez mais ricos aos usuários. Entre os principais benefícios das APIs estão a agilidade e eficácia nas integrações, permitindo que a troca de informações aconteça de forma mais segura e facilitada, tanto para quem disponibiliza os dados quanto para quem utiliza.

O sistema de APIs é gigante e pode oferecer a integração nos mais diferentes nichos, por exemplo: meios de pagamento, redes sociais, comércio eletrônico, entre outros.

E você sabia que podem existir APIs públicas ou privadas? Veja o que significa cada uma delas.

Públicas

Podem ser utilizadas por qualquer empresa ou desenvolvedor, significa apenas que esse sistema não está disponível único e exclusivamente ao time interno que a elaborou.

Privadas

São de uso exclusivo de uma organização que a desenvolveu. São as interfaces que são acesso a sistemas e dados internos das empresas, por isso podem ser acessadas somente pelos seus proprietários.

Agora ficou mais fácil entender, certo? Mas, por que utilizar APIs?

Além das vantagens mencionadas anteriormente, é possível adicionar diferentes funções a sites ou aplicativos, o que torna possível oferecer novos serviços e aprimorar os já existentes.

Para casos de pagamento, por exemplo, você consegue oferecer mais segurança a seus clientes, o que faz toda diferença, não é mesmo? Afinal, estamos falando em dinheiro, um assunto delicado e que ninguém gosta de correr grandes riscos. Esse recurso consegue evitar fraudes, isso é incrível, não?

O nosso Engenheiro de Software preparou um vídeo em seu canal do Youtube que ajuda a desmistificar ainda mais essa questão, vale a pena o play!

Por fim, depois de apresentar o universo das APIs é mais claro como funciona o seu uso, benefícios, tipo e como o uso desses recursos pode enriquecer a sua organização.

 

>>> Leia aqui sobre os diferenciais das APIs do Bankly