Close
Quero conhecer
Quero conhecer
Redação Bankly 31/05/2023 16:18:49 6 min leitura

BIN do cartão: o que significa e para que serve?

Hoje em dia, é difícil encontrar uma pessoa que não utilize cartões para realizar suas transações financeiras no dia a dia. Os cartões carregam uma série de informações e engana-se quem pensa que os números que constam ali são aleatórios. Um deles é BIN, mas afinal, o que é essa sigla e qual é a sua função?

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre a definição, os tipos existentes e quais as principais diferenças e vantagens.

 

O que é o BIN de um cartão?

A sigla se refere a Bank Identification Number, ou Número de Identificação Bancária em português, e corresponde aos 6 primeiros dígitos de qualquer cartão. Essa numeração é utilizada para identificar qual instituição bancária emitiu aquele cartão e ela varia de bandeira para bandeira.

22. DESTAQUE-CONTEÚDO

 

Entenda o BIN

Como comentamos acima, os números que compõem o BIN têm significados importantes. O primeiro dígito, por exemplo, é o Identificador da Indústria Principal, que indica qual é o setor da empresa que emitiu aquele cartão.

  • Cartões começados com 1 ou 2: o emissor é uma companhia aérea;
  • Cartões começados com 3: emitidos pela indústria de viagens e entretenimento;
  • Cartões começados com 4 ou 5: o emissor é uma instituição financeira;
  • Cartões iniciados com 6: emitidos por um banco ou um comerciante;
  • Cartões iniciados com 7: o emissor é uma indústria de petróleo;
  • Cartões iniciados com 8: o emissor é da área de telecomunicações;
  • Cartões iniciados com 9 ou 0: são outros emissores, incluindo governos.

Os outros números são utilizados para identificar a conta individual vinculada àquele cartão e o último dígito funciona como um dígito verificador, que serve para verificar as informações, evitando fraudes e erros. Também existem variações de acordo com o tipo de cartão, como Standard, Platinum, Gold ou Black, por exemplo.

O BIN, além de identificar o setor da empresa e o tipo de cartão, também identifica o produto contratado junto à bandeira, como por exemplo: débito, crédito pré-pago, crédito pós-pago, voucher e etc. Cada um dos produtos tem uma função e diferentes regras de utilização, bem como suas próprias tarifas de intercâmbio de cartão (TIC). 

A tarifa de intercâmbio de cartão é a taxa recebida pelo emissor cada vez que um usuário faz uma transação via cartão. Essa taxa é deduzida da MDR (merchant discount rate), a taxa cobrada do lojista pela adquirente. A MDR é dividida entre os diferentes agentes envolvidos na transação: a própria adquirente, a bandeira e o emissor. 

O Bankly, enquanto emissor, recebe a tarifa de intercâmbio e compartilha parte desse valor com os parceiros, gerando uma linha de receita relevante para a operação.

São diversas as possibilidades para que as empresas utilizem os dados dos cartões de acordo com suas necessidades e categorias. Além disso, as empresas podem optar por utilizar um BIN compartilhado ou exclusivo para a emissão dos seus cartões. Ao emitir os seus cartões com o Bankly, por exemplo, você tem as duas opções.

A principal diferença é que o exclusivo garante muito mais autonomia para a empresa com a sua base operacional, o que gera menos impacto caso ela precise passar por qualquer mudança.