Estamos tão habituados a utilizar cartões nas transações de pagamento que parece que eles sempre fizeram parte da nossa vida. Mas você sabia que existem tipos diferentes de cartões?
Em geral, é possível fazer compras em lojas físicas ou e-commerce com qualquer um deles, mas cada um tem algumas características básicas que fazem a diferença para o cliente. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre elas.
Diferenças entre cartões de débito, crédito pré-pago e pós-pago
Todas as modalidades de cartão são bastante utilizadas pelos brasileiros, mas cabe entender as diferenças entre cada uma delas:
- Cartão de débito: é necessário que o cliente tenha uma conta bancária e todos os pagamentos são debitados diretamente dessa conta. Isso significa que as compras feitas com cartão de débito são à vista e, em geral, o limite para sua utilização é o saldo disponível em conta.
- Cartão pré-pago: este tipo de cartão deve ser carregado previamente pelo usuário e quando fizer uma compra, o valor é debitado imediatamente do saldo do cartão. Este modelo faz bastante sucesso por sua praticidade, já que não é necessário que o usuário tenha uma conta corrente ou passe por uma análise de crédito.
- Cartão de crédito: o cliente faz as suas compras e paga por elas a prazo, normalmente no mês seguinte ao da compra. Para utilizá-lo, é necessário possuir uma conta na instituição financeira e passar por uma análise de crédito que definirá o valor limite de utilização.
Como funciona e quais as vantagens do cartão pré-pago
Você já entendeu as diferenças entre os tipos de cartão e agora vamos falar um pouco mais sobre o funcionamento e vantagens do cartão pré-pago.
Regulamentado pelo Banco Central do Brasil (BACEN) em 2014, o cartão pré-pago caiu nas graças da população por sua praticidade e segurança. Ele funciona como um cartão de crédito comum, com bandeiras Visa ou Mastercard, por exemplo, mas a grande diferença é que é preciso colocar crédito antecipadamente para utilizá-lo para fazer suas compras ou pagamentos.
Além de serem livres de anuidade para o usuário, os cartões pré-pagos auxiliam no controle de gastos, já que a pessoa faz a carga de acordo com sua disponibilidade financeira e só é possível gastar a quantia disponível no cartão.
Para utilizá-lo também não é necessário passar pelo processo de análise de crédito ou comprovação de renda, ao contrário de outras modalidades financeiras.
Um caso de uso bastante comum dos cartões pré-pagos são os cartões de benefícios, disponibilizados para as pessoas colaboradoras de uma empresa utilizarem em alimentação ou combustível, por exemplo. Estes cartões são carregados previamente pelo empregador, normalmente com uma recorrência mensal, para que suas pessoas colaboradoras utilizem para pagar suas refeições, compras no supermercado ou até mesmo abastecerem seus veículos, se for o caso.
Outro exemplo de utilização são os cartões de premiação ou one time cards, que são carregados previamente para serem utilizados em um momento ou campanha específica.
Emissão de cartões de ponta a ponta com o Bankly
Os cartões pré-pagos são uma ótima possibilidade de as empresas oferecerem mais um serviço financeiro aos seus clientes finais. A plataforma de emissão de cartões do Bankly, por exemplo, permite com que sua empresa ofereça cartões pré-pagos personalizados, sem ter que se preocupar com emissão, processamento e logística. Entre em contato com a gente para saber mais sobre as oportunidades do embedded finance para o seu negócio.
Leia também: