Close
Quero conhecer
Quero conhecer
26/08/2020 16:41:00 3 min leitura

O que é o Peer to peer?

A tecnologia a favor do seu negócio.

Ao abrir esse conteúdo, você deve estar se perguntando: por que eu devo saber o que é p2p?

Vamos do início o que é? A sigla “peer to peer”, vem do inglês na tradução: pessoa para pessoa.

O sistema, de forma básica, possibilita a transferência de qualquer dado sem necessidade de um intermediário, ficando tudo mais simples e rápido. Seja de uma pessoa para outra ou mesmo entre empresas.

E qual a intenção desse modelo de negócio? É realizar transferências a qualquer momento e no formato que o usuário desejar, preferencialmente por dispositivos móveis. A partir disso, um indivíduo poderia enviar dinheiro de sua conta corrente para o cartão de crédito de outra pessoa a qualquer dia da semana, incluso finais de semana e o custo desta operação é baixo.

E quais os benefícios?

Como já mencionado anteriormente, a rapidez e facilidade desse tipo de pagamento proporciona segurança e menores taxas, por meio de aplicativos que garantem a confidencialidade de seus dados.

O P2P pode ser dividido em 3 tipos:

  • Modelo não-centrado em um banco: utilizando serviços de pagamento online como intermediário para transferências de pessoa para pessoa, sem a necessidade de os valores passarem por um banco;
  • Modelo centrado em banco: em contato direto com o banco, você pede a transferência para outra pessoa;
  • Modelo centrado no cartão: a operadora é responsável pelo pagamento e processamento do débito ou crédito.

O Banking as a Service nas transações P2P

Este cenário é uma nova opção para as empresas oferecerem serviços bancários sem a necessidade de toda a burocracia que conhecemos. O BAAS oferece opções como: transações, depósitos, pagamento de contas, além de transferências.

No meio disso tudo, as transações do P2P, juntamente com o Baas, atuam de forma conjunta para diversas funcionalidades, graças a integração dos modelos, o sistema roda sem nenhuma interferência.

Busque conhecer as vantagens que a tecnologia pode trazer para seu dia a dia, assim estrategicamente o seu negócio estará a frente de toda a concorrência.

 

Conheça o Banking as a Service