Close
Quero conhecer
Quero conhecer
Redação Bankly 17/05/2023 09:45:00 8 min leitura

Multicontas: vantagens de ter várias contas em uma só instituição

Com o aumento da competitividade no mercado financeiro, os bancos e instituições de pagamentos têm buscado oferecer cada vez mais produtos e serviços exclusivos, voltados para diferentes públicos e necessidades. Isso leva muitos consumidores a buscarem opções de contas e serviços em diferentes instituições financeiras para aproveitar ao máximo as vantagens oferecidas. 

Segundo uma pesquisa da idwall realizada 2021, o número de contas digitais abertas no país era de 250 milhões, enquanto a população era de 211 milhões. Já em 2022, segundo o Banco Central, cada brasileiro bancarizado tinha, em média, 5 contas ativas em diferentes instituições financeiras ou de pagamentos (neste artigo falamos sobre o aumento da procura por contas digitais, confira!). Os números demonstram a crescente tendência de abertura de múltiplas contas para uma mesma pessoa. 

 

Por que uma pessoa busca a abertura de múltiplas contas? 

Uma das principais razões é a busca por benefícios específicos em cada instituição financeira. Por exemplo, uma pessoa pode optar por manter uma conta em um banco tradicional para ter acesso a serviços como investimentos de longo prazo e um cartão de crédito com juros mais baixos, enquanto mantém uma conta em um banco digital para aproveitar tarifas reduzidas e facilidades de uso.  

Além disso, uma tendência comportamental que pode influenciar diretamente este movimento é a busca por diversificação de renda, ou seja, muitas pessoas trabalham em mais de um local, seja formal ou informalmente. 

 

Aplicações práticas de multi-accounts 

O que muitas pessoas não sabem é que, além de abrir contas em mais de um banco, é perfeitamente possível e legal sob o ponto de vista regulatório abrir e movimentar mais de uma conta em uma mesma instituição, seja para pessoa física ou jurídica.  

Levantamos alguns cenários em que pode ser vantajoso para pessoas físicas abrirem mais de uma conta bancária ou de pagamentos:

  • Para pessoas que trabalham em mais de uma empresa ou possuem diferentes fontes de renda;
  • Para pessoas que recebem aluguéis de vários imóveis e precisam separar as contas para melhor controle;
  • Para pessoas que têm objetivos financeiros distintos e querem separar os recursos alocados para cada um. 

 Além disso, empresas também podem optar por abrir mais de uma conta para, por exemplo:

  • Receber pagamentos de diversos clientes B2B;
  • Separar o valor já provisionado para pagamento de fornecedores;
  • Separar os valores transacionados em diferentes verticais de negócio. 

 

Essa possibilidade de abertura de multi-contas entrega mais praticidade no dia a dia do usuário, pois: 

  • Não é preciso realizar o processo de KYC/onboarding diversas vezes;
  • Não é preciso fazer o download de diferentes aplicativos;
  • A gestão de acessos se torna mais fácil. 

 Por isso, a criação e gestão de múltiplas contas em uma mesma instituição é, em muitos casos, uma solução inteligente para organização e gestão de valores, para pessoas ou empresas.