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Quero conhecer
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Redação Bankly 02/02/2023 08:43:08 4 min leitura

Como criar o seu próprio banco digital sem perder o time to market

Desde meados de 2016, quando o Banco Central regulamentou a abertura e encerramento de contas nos bancos digitais, este modelo de negócio passou por um boom. Tanto que atualmente, é difícil conhecer alguém que não utiliza pelo menos um dos serviços dos bancos digitais ou até mesmo migrou dos bancos tradicionais para o novo modelo.


Para se ter uma noção do impacto deste mercado, segundo levantamento da Febraban, a abertura de contas por meios digitais só cresce e atingiu 10,8 milhões em 2021, um aumento de 66% em relação ao ano anterior.

Este mercado está cada vez mais acelerado, o que faz com que ter um bom senso de oportunidade e time to market sejam pontos essenciais para qualquer empresa que quer emplacar seus serviços financeiros.

Banking as a Service como aliado no time to market

A agilidade é uma grande questão quando pensamos no mundo de tecnologia financeira, já que as Fintechs trouxeram jornadas muito mais fluidas aos seus usuários. Além disso, por estarem no ambiente online, muitas vezes conseguem garantir tarifas mais atrativas ao público final.

Para construir tudo dentro de casa é necessário um investimento alto, ter equipes dedicadas e com expertise em serviços financeiro e estar de acordo com as demandas regulatórias. Isso faz com que, muitas vezes, o time to market passe e aquele modelo de negócio perca um pouco de sua competitividade.


É aí que entra o Banking as a Service. Muito além de serviços financeiros, esse tipo de solução é ideal para as organizações que desejam ampliar o seu relacionamento com clientes.
O BaaS possibilita que qualquer empresa possa disponibilizar serviços financeiros a seus públicos, como contas digitais, cartões, pagamentos de conta, entre outros, mesmo que este não seja o seu modelo de negócio principal. Isso é possível por meio da integração com APIs de banking que podem gerar diversas oportunidades de receita para o seu negócio.


Todo o core tecnológico e licenças ficam com a solução de Banking as a Service, como o Bankly, por exemplo. Isso garante com que a empresa consiga lançar sua solução com um ótimo time to market, sem a necessidade de construir toda uma operação do zero. 


Além disso, com a possibilidade de cada empresa se tornar a sua própria fintech, surgem as soluções nichadas para públicos específicos, que conseguem focar em uma experiência personalizada acabam por gerar mais identificação entre usuário e empresa.