Close
Quero conhecer
Quero conhecer
Redação Bankly 17/02/2023 09:00:35 7 min leitura

API de Boleto: simplificando as operações com o Banking as a Service

Com o surgimento de fintechs e a crescente demanda por serviços financeiros, o uso de APIs tornou-se um componente frequente no cenário moderno. As empresas de Banking as a Service (BaaS) estão utilizando APIs financeiras para fornecer aos clientes soluções inovadoras para gerenciar suas finanças. Uma dessas soluções é a API de boleto, que é o tema do nosso artigo de hoje. 

 

Como funciona uma API de boletos? 

Emitir boletos via API permite que as empresas construam do lado delas um sistema próprio, para que automatizem e simplifiquem suas operações financeiras por meio de uma conexão segura e escalável com o core bancário de uma provedora de BaaS. 

Optar por APIs ao invés de troca de arquivos (CNABs) permite que as empresas criem uma ampla gama de funcionalidades customizadas, como automações de emissão e envio em lote, informações de processamento de pagamentos, vencimentos e histórico de transações, por exemplo.  

Além disso, podem criar lembretes de pagamento automático, aplicar juros, multas e/ou descontos personalizados e integrar com seus próprios sistemas de contabilidade, gerando uma experiência melhor para a sua empresa e para os seus usuários. 

Quais as vantagens? 

Uma das principais é a capacidade de escalabilidade para o negócio, além da possibilidade de personalizar o seu próprio boleto, aplicar logotipos e elementos de marca ao PDF. Isso não melhora apenas a experiência do usuário, mas também ajuda a construir o reconhecimento da marca e aumentar a fidelidade do cliente. 

Os processos automatizados podem economizar tempo das empresas e reduzir os erros manuais, permitindo que elas se concentrem em suas principais atividades de negócios. Além disso, a integração da API com outros sistemas, como software de contabilidade, pode fornecer às empresas acesso em tempo real às informações de pagamento, ajudando-as a tomar decisões fundamentadas em dados e melhorar sua gestão financeira. 

Principais casos de uso 

Um caso de uso bastante relevante de boletos é para pequenas e médias empresas (PMEs) que recebem pagamentos recorrentes. As PMEs geralmente lutam com processos bancários manuais, como conciliação manual de pagamentos e rastreamento de faturas, que podem ser demorados e propensos a erros.  

Com uma API de Boleto, elas podem automatizar esses processos e obter maior controle sobre suas finanças. 

O Bankly oferece em seu portfólio a emissão e liquidação de boletos com registro imediato, possibilidade de aplicação de juros, multas e/ou descontos e estrutura de eventos e webhooks para gerar notificações no seu sistema. Clique aqui caso queira saber mais.