Close
Quero conhecer
Quero conhecer
Redação Bankly 13/08/2021 11:23:47 7 min leitura

Como aderir ao Pix com o Bankly?

Como aderir ao PIX com o Bankly?


Que o Pix é uma solução de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil e que está fazendo sucesso devido a sua praticidade você já deve saber, mas você sabe como sua empresa pode aderir ao Pix com as APIs do Bankly?

Desde seu lançamento, o Pix já foi ativado por mais de 274 milhões de pessoas físicas e jurídicas e já foram realizadas mais de 2 bilhões de transações até junho deste ano, movimentando mais de R$1 trilhão, segundo informações do Bacen.

Se antes existiam diversos intermediários envolvidos em uma transação, que cobraram suas próprias taxas, agora com o Pix os pagamentos podem ser realizados de forma instantânea e muito mais barata, transformando nossa maneira de realizar transações financeiras.

E com as soluções de Banking as a Service do Bankly, empresas dos mais diversos setores podem integrar o novo meio de pagamento aos seus sistemas para oferecerem serviços financeiros aos seus clientes.

 

Como funciona o Pix do Bankly?

O Bankly é um participante direto do Pix, ou seja, é detentor de uma conta de pagamento instantâneo no Banco Central e tem acesso direto ao Diretório de Contas Transacionais (DICT).

Ao fazer a integração com a API de Pix do Bankly, você tem acesso à forma de pagamento instantâneo ao abrir uma conta Pessoa Jurídica (Open API) ou oferecendo ao seu cliente final a possibilidade de abertura de conta, seja ele Pessoa Física ou Jurídica (Full API).

Na prática, a jornada de pagamento funciona da seguinte forma:

Imagem - Pix

Além de realizar pagamentos e transferências instantaneamente e sem burocracia, com as APIs do Bankly também é possível cadastrar chaves Pix para receber pagamentos e emitir QR Codes estáticos caso queira fazer uma cobrança automática. 

>>> Acesse aqui a documentação do Bankly

Como funciona o cadastro de chaves?

Cada pessoa física pode cadastrar até 5 chaves para cada conta transacional e pessoas jurídicas podem vincular até 20 chaves. Como as chaves correspondem ao endereço de uma conta transacional, não é possível ter a mesma chave cadastrada em mais de uma conta.

No Bankly, atualmente as chaves disponíveis para cadastro são CPF, CNPJ e chave aleatória. Para criar uma chave Pix é necessário que o cliente já possua uma conta aberta previamente com a gente.

 

Emitindo um QR Code estático

Antes de qualquer coisa, você sabe o que é um QR Code estático? Ele é um código bidimensional aplicável para recebimentos mais simples. Com ele, você consegue definir um valor fixo ou o pagador pode escolher o valor a ser pago. Diferentemente do QR Code dinânimo, ele pode ser utilizado em diversas transações.

Aqui no Bankly, disponibilizamos a funcionalidade de conciliação no QR Code estático, dessa forma deixamos a conciliação mais simples para você.

 

Transacionado com o Pix Bankly

O Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) é a infraestrutura centralizada do Bacen que permite a liquidação das transações em tempo real. Existem algumas modalidades para iniciar uma transação por Pix:

  •  Chave Pix. Para iniciar uma transação por chave, basta informar a chave Pix do recebedor, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail ou telefone celular, ou uma chave aleatória.
  • QR Code estático ou dinâmico. Iniciação feita a partir da leitura (decodificação) de um QR Code Pix;
  • Pix copia e cola;
  • Manual, inserindo agência e conta.

Para saber mais sobre a API Pix do Bankly e construir as suas próprias soluções financeiras, entre em contato com um de nossos especialistas.

Artigos relacionados

13/07/2020 16:39:00 8 min leitura

O Big Bang chamado PIX: sua empresa está pronta?

Nos artigos anteriores falamos sobre o que é o PIX e quais as principais vantagens desse novo meio de pagamento para o mercado. Mas na prática, como ele funciona?
Iniciar Leitura
01/07/2020 16:36:00 3 min leitura

Tudo que você precisa saber sobre o PIX

Se você acompanha o mercado financeiro ou de pagamentos, provavelmente leu alguma notícia ou pelo menos ouviu falar sobre o PIX. E deve ter se perguntado, mas afinal de contas, o que é o PIX?
Iniciar Leitura
24/08/2020 15:33:00 2 min leitura

PIX: seria o fim dos boletos?

Entenda como a plataforma afeta esse modelo de pagamento. Uma nova maneira de realizar pagamentos e transferências de forma instantânea foi anunciada e regulamentada pelo Banco Central. Sem dúvidas, o PIX tem sido o tema mais comentado das últimas semanas e continuará em evidência até o final do ano, quando ocorrerá, de fato, o lançamento e implementação. O que muitas pessoas andam se perguntando é: o PIX significa o fim dos boletos ou TEDs? Trouxemos aqui uma visão de negócio para esclarecer essa dúvida que você já pode ter se perguntado ou conhece alguém que gostaria de saber. Acredita-se que o mercado de cartões está muito mais ameaçado em comparação com as TEDs e boletos, afinal pense na seguinte situação: aos finais de semana ou feriados, a única forma de você realizar um pagamento em algum estabelecimento é por meio do cartão. Mas, com a chegada do PIX, esse método de pagamento não será mais o único, já que irá “competir” com o pagamento instantâneo. O dinheiro em espécie é outra forma de recebimento que pode ser considerada “ameaçada”. Atualmente 96% dos brasileiros seguem utilizando o dinheiro em espécie na maior parte de suas transações; o que é não é bem visto para o sistema financeiro. E isso, se dá por dois motivos: em relação a segurança, podem ocorrer roubos, por exemplo, além, do Banco Central ter um custo altíssimo para a impressão das cédulas e logística. Mas, voltando aos boletos, esses ainda serão muito utilizados, principalmente por conta do “lastro” que ocorre na emissão de uma nota fiscal. O que ocorre também com as TEDS, dentro do B2B, afinal não perder a importância justamente por carregarem os dados do pagador. Imagine não ter essa possibilidade para realizar a conciliação dos pagamentos? Até o final do ano muitas instituições de pagamento estarão dentro do PIX como facilitador de transferências e pagamentos instantâneos.
Iniciar Leitura