Close
Quero conhecer
Quero conhecer
Nathalia Sena 13/08/2021 11:23:47 6 min leitura

Como aderir ao Pix com o Bankly?

Que o Pix é uma solução de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil e que está fazendo sucesso devido a sua praticidade você já deve saber, mas você sabe como sua empresa pode aderir ao Pix com as APIs do Bankly?

Desde seu lançamento, o Pix já foi ativado por mais de 274 milhões de pessoas físicas e jurídicas e já foram realizadas mais de 2 bilhões de transações até junho deste ano, movimentando mais de R$1 trilhão, segundo informações do Bacen.

Se antes existiam diversos intermediários envolvidos em uma transação, que cobraram suas próprias taxas, agora com o Pix os pagamentos podem ser realizados de forma instantânea e muito mais barata, transformando nossa maneira de realizar transações financeiras.

E com as soluções de Banking as a Service do Bankly, empresas dos mais diversos setores podem integrar o novo meio de pagamento aos seus sistemas para oferecerem serviços financeiros aos seus clientes.

Como funciona o Pix do Bankly?

O Bankly é um participante direto do Pix, ou seja, é detentor de uma conta de pagamento instantâneo no Banco Central e tem acesso direto ao Diretório de Contas Transacionais (DICT).

Ao fazer a integração com a API de Pix do Bankly, você tem acesso à forma de pagamento instantâneo ao abrir uma conta Pessoa Jurídica (Open API) ou oferecendo ao seu cliente final a possibilidade de abertura de conta, seja ele Pessoa Física ou Jurídica (Full API).

Na prática, a jornada de pagamento funciona da seguinte forma:

Imagem - Pix

Além de realizar pagamentos e transferências instantaneamente e sem burocracia, com as APIs do Bankly também é possível cadastrar chaves Pix para receber pagamentos e emitir QR Codes estáticos caso queira fazer uma cobrança automática. Acesse a documentação e conheça mais sobre a nossa solução.

 

Como funciona o cadastro de chaves?

Cada pessoa física pode cadastrar até 5 chaves para cada conta transacional e pessoas jurídicas podem vincular até 20 chaves. Como as chaves correspondem ao endereço de uma conta transacional, não é possível ter a mesma chave cadastrada em mais de uma conta.

No Bankly, atualmente as chaves disponíveis para cadastro são CPF, CNPJ e chave aleatória. Para criar uma chave Pix é necessário que o cliente já possua uma conta aberta previamente com a gente.

 

Emitindo um QR Code estático

Antes de qualquer coisa, você sabe o que é um QR Code estático? Ele é um código bidimensional aplicável para recebimentos mais simples. Com ele, você consegue definir um valor fixo ou o pagador pode escolher o valor a ser pago. Diferentemente do QR Code dinânimo, ele pode ser utilizado em diversas transações.

Aqui no Bankly, disponibilizamos a funcionalidade de conciliação no QR Code estático, dessa forma deixamos a conciliação mais simples para você.

 

Transacionado com o Pix Bankly

O Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) é a infraestrutura centralizada do Bacen que permite a liquidação das transações em tempo real. Existem algumas modalidades para iniciar uma transação por Pix:

  •  Chave Pix. Para iniciar uma transação por chave, basta informar a chave Pix do recebedor, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail ou telefone celular, ou uma chave aleatória.
  • QR Code estático ou dinâmico. Iniciação feita a partir da leitura (decodificação) de um QR Code Pix;
  • Pix copia e cola;
  • Manual, inserindo agência e conta.

Para saber mais sobre a API Pix do Bankly e construir as suas próprias soluções financeiras, entre em contato com um de nossos especialistas.

Artigos relacionados