Close
Quero conhecer
Quero conhecer
13/07/2020 16:39:00 9 min leitura

O Big Bang chamado PIX: sua empresa está pronta?

Nos artigos anteriores falamos sobre o que é o PIX e quais as principais vantagens desse novo meio de pagamento para o mercado. Mas na prática, como ele funciona?

Antes de falar sobre como a plataforma do Bankly pode fazer com que qualquer empresa possa oferecer o PIX aos seus clientes, é essencial revisarmos alguns conceitos importantes:

Participante Direto: Instituição de pagamentos ou financeira que possuirá conexão direta ao PIX, sendo a liquidação financeira dos pagamentos instantâneos sua principal responsabilidade, sua integração direta é obrigatória à todos que possuem hoje mais de 500 mil contas (correntes, de pagamentos e etc) ativas. Participantes diretos têm por obrigatoriedade serem também conectados ao SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro).

Participantes Indiretos: Os participantes indiretos podem ser divididos em basicamente dois grupos:

1- Instituição de Pagamentos ou Financeira responsável por oferecer a conta para um cliente, mas não participa do processo de liquidação financeira. Não está integrado diretamente ao PIX e por isso precisa de um participante direto para realizar a liquidação. Este tipo de participante cumpre uma série de etapas no processo de homologação com o Banco Central junto ao participante direto. Exemplos: Instituições de Pagamento não reguladas, cooperativas de créditos, entre outras.

2- Qualquer empresa que não tenha oferta de conta e que necessita de uma plataforma completa (contas de pagamento ou correntes e integração com o PIX) para oferecer esta funcionalidade a seus clientes finais. Neste caso, todo relacionamento com o Bacen é feito pelo fornecedor da plataforma. Exemplo: empresa varejista que deseja abrir contas a seus funcionários e clientes e oferecer o PIX através de uma plataforma de banking as service.

O Bankly está integrado diretamente ao SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos), isso quer dizer que ele é um participante direto no sistema. Desta forma é possível que qualquer um dos tipos de participantes indiretos possam oferecer o PIX a seus clientes finais através da nossa plataforma. Vamos contar como isso funciona na prática através dos dois modelos abaixo:

 

1_BIIonPWhaux7G2PNFG5u8g_11zon_11zon

 

Neste caso, a integração é feita com a nossa plataforma de conta. O parceiro pode abrir contas de pagamento para clientes finais, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas através da sua aplicação.

Todo o cadastro e associação de chaves PIX são atreladas as contas de pagamento Bankly, provendo uma experiência única ao cliente final no qual ele terá uma conta com agência e número e diversas funcionalidades adicionais aos pagamentos instantâneos como por exemplo: pagamento de contas, emissão de boleto, TEDs e recarga de celular.

Nosso conjunto de APIs para este tipo de solução inclui:

Camada de Cadastro

A etapa cadastral é realizada junto ao DICT. O DICT é o Diretório de Identificadores de Contas Transacionais ou basicamente a plataforma centralizada de “cadastro do PIX”, onde ficam armazenadas as chaves de endereçamento (como por exemplo CPF, email, EVP, entre outros) associadas as contas transacionais (correntes, de pagamento, salário e etc). ​Nossas APIs permitem ao parceiro incluir e excluir chaves, consultar as requisições enviadas, solicitar a portabilidade das chaves, entre outras funcionalidades.

Camada de Geração de QR Code

Geração de QR Code estático, dinâmico, links para pagamento, entre outros.

Camada Transacional

A etapa transacional diz respeito a própria operação em sí do pagamento instantâneo que vai desde a inicialização e efetivação do pagamento e, caso haja, todo o processo de devolução do mesmo.

O modelo ainda oferece uma camada de eventos para facilitar a gestão real-time do fluxo.

Integração para o participante indireto

 

1_fRy4VNxwQkevnqc5NrkSzw_11zon_11zon

 

Neste caso, os participantes indiretos oferecem sua própria conta aos parceiros, porém dependem da plataforma Bankly para prover o PIX aos mesmos e fazer a liquidação da transação. Todo participante indireto do SPI, possuirá um registro ativo no SPI, que será efetuado por um participante direto do sistema.

A principal diferença deste modelo para o anterior é que a etapa de onboarding e criação da conta de pagamentos ou corrente é realizada pelo participante indireto. Fora isso, todo o conjunto de APIs, desde a camada cadastral junto ao DICT até a camada transacional devem ser consumidas pelo indireto.

 

1_JsT1IBqcEq6-IXY9B6QuIw_11zon_11zon

 

Qual o modelo ideal para que sua empresa possa oferecer o PIX? Fale com o Bankly para entender e participar desse movimento junto com a gente!

Sobre o Bankly

O Bankly é uma plataforma de Banking as a Service com sua própria licença bancária. Nosso propósito é descentralizar a oferta de serviços financeiros permitindo com que cada agente de mercado possa criar e escalonar suas próprias soluções financeiras. Nosso DNA é baseado em dois pilares: segurança e confiança. Utilizamos métodos seguros para garantir a privacidade de qualquer dado ou informação que seja compartilhada conosco, agimos com transparência gerando confiança a nossos parceiros.

Conheça mais em: bankly.com.br