Close
Quero conhecer
Quero conhecer
Redação Bankly 23/11/2022 09:26:25 7 min leitura

Quando e como surgiu o Banking as a Service?

Apesar de terem chegado revolucionando o mercado e mudando a forma como as pessoas fazem a gestão do seu dinheiro, os conceitos de embedded finance, ou finanças embutidas, e Banking as a Service são relativamente novos.

Neste artigo, trazemos o contexto de como estes conceitos surgiram e chegaram até a atualidade, em que finanças e tecnologia andam juntas, gerando inovações constantes.

 

O início de tudo: crise do subprime

A crise do subprime, também conhecida como crise da bolha imobiliária americana, teve início em julho de 2007, quando a bolsa de valores caiu fortemente devido a hipótese do colapso hipotecário, que arrastou diversas instituições financeiras para a falência.

Nessa época, eram concedidos empréstimos imobiliários de forma irresponsável, os chamados empréstimos imobiliários podres ou subprime mortgage, que culminou em uma crise de crédito e em uma crise econômica que afetou todo o mundo. Dia 15 de setembro de 2008, também chamado de segunda-feira negra, ficou conhecido como um grande marco da crise, em que um dos maiores bancos dos EUA, o Lehman Brothers declarou falência e depois disso, mais de 350 instituições financeiras.

Para ter uma ideia de como isso teve impacto mundial, no dia 29 de setembro do mesmo ano a bolsa de valores brasileira caiu mais de 10% em um só dia, tendo suas operações interrompidas.

 

A ascensão das Fintechs

A crise subprime fez com que gentes do sistema financeiro mundial reforçassem o marco regulatório, para que os bancos tradicionais focassem na adequação das novas regras. Desta forma, inovação e lançamento de novos produtos ficam em segundo plano, fazendo com que houvesse um grande espaço no mercado para ocupação das fintechs, nome que vem da junção de “finanças” e “tecnologia”. Essas empresas têm como diferencial o foco na experiência do usuário, agilidade e preços mais competitivos devido a estrutura enxuta.

Com a falência de grandes instituições durante a crise subprime, profissionais com muita expertise no mercado ficaram disponíveis e foram essenciais para ajudar na construção dessas novas empresas de tecnologia financeira que chegam para ajudar a democratizar a oferta de serviços financeiros.

23. Linha-do-tempo---história-do-BaaS

 

De imediato, a percepção do mercado foi de que as fintechs tirariam o market share dos bancos em poucos anos. Porém, logo foi possível identificar algumas fraquezas deste novo modelo, como por exemplo a necessidade de amadurecimento em segurança da informação e dificuldade em escalonar a operação.

Foi daí que surgiu o novo momento: bancos tradicionais e Fintechs unindo forças por meio de um novo modelo de negócios: o Banking as a Service, ou seja, bancos provendo a infraestrutura regulatória e financeira para que fintechs pudessem dar foco a melhor experiência aos clientes sem ter trabalho pedindo licenças e desenvolver plataforma robustas para operar.

Mas você deve estar se perguntando: por que este novo modelo se os bancos estão criando seus próprios concorrentes?  Isso acontece pois as fintechs focam em nichos específicos, com produtos exclusivos altamente customizados, estratégia que passa longe do planejamento de qualquer grande banco.

 

Surgimento do Banking as a Service

O BaaS, como costumamos chamar, surge como uma nova modalidade de serviço digital oferecido por Fintechs para outras empresas, seguindo o conceito de embedded finance. Isso significa que empresas de qualquer setor podem integrar com as instituições reguladas, unindo sua oferta produtos a serviços financeiros.

Com aceleração da digitalização dos serviços causada pela pandemia da COVID-19, o Banking as a Service encontrou o cenário ideal para sua consolidação. Muitas empresas com demandas de serviços bancários e que ainda dependiam das grandes instituições, viram no BaaS e no embedded finance a oportunidade de oferecer uma experiência completa com abertura de contas, pagamentos e até mesmo concessão de crédito para os seus clientes finais, tudo isso gerando novas linhas de receita.

 

Agora que você já conhece um pouco mais de todo o histórico que trouxe o mercado até aqui, fica mais fácil de entender para onde estamos indo e identificar boas oportunidades!

Se tiver interesse em saber mais sobre Banking as a Service, embedded finance e assuntos relacionados, inscreva-se aqui no Bankly Labs para ser notificado sempre que publicarmos novos conteúdos!