Close
Quero conhecer
Quero conhecer
Redação Bankly 03/10/2023 14:05:00 20 min leitura

Pocket accounts e multicontas: quais as diferenças e casos de uso

Pocket accounts e multicontas são duas funcionalidades oferecidas por instituições para facilitar a organização financeira de pessoas físicas e jurídicas. Cada uma delas tem suas particularidades e ambas possuem uma característica principal em comum: servem para separar valores, para diferentes objetivos. 

Neste artigo elencamos as características e principais casos de uso de cada uma das funcionalidades para você entender qual faz mais sentido para sua necessidade. 

 

O que são pocket accounts?

Elas são subcontas que podem ser criadas dentro de uma conta de pagamentos, que permitem que o titular separe uma parte do seu dinheiro para objetivos financeiros, como gastos pessoais, investimentos ou despesas de casa. 

Cada pocket account pode ter um cartão de débito ou crédito pré-pago vinculado. Isso permite que o titular controle seus gastos de forma mais eficiente. 

Para ilustrar melhor como as pocket accounts podem ser usadas na prática por pessoas físicas, separamos alguns casos de uso: 

  • Gestão eficiente do dinheiro: 

As contas pocket são uma ferramenta eficiente para a gestão financeira, permitindo que os clientes separem o dinheiro destinado a pagamentos fixos, como contas mensais ou pagamentos de serviços, além de limitar os gastos por categoria. Por exemplo, é possível separar uma quantia específica para despesas de lazer. A experiência do usuário pode ser configurada de diversas maneiras, dependendo da interface do aplicativo. 

  • Segurança e controle: 

Ao ter um cartão vinculado ao saldo da conta pocket, o usuário pode separar apenas o valor que será utilizado no dia. Isso evita que, em casos de roubo ou fraude, o criminoso tenha acesso ao saldo da conta principal através do cartão. 

  • Controle de gastos para dependentes: 

As contas pocket podem ser utilizadas para mesadas ou para controlar os gastos dos filhos ou dependentes, fornecendo um cartão vinculado apenas ao saldo alocado na pocket. Isso permite que os pais acompanhem e limitem as transações de forma segura. 

  • Economia para metas financeiras: 

Com as contas pocket, os clientes têm a oportunidade de planejar suas finanças de forma mais eficiente. Elas podem ser aliadas dos usuários para atingirem metas financeiras, como economizar para uma viagem ou compra importante, ou mesmo estabelecer um fundo de emergência. Essa funcionalidade incentiva a disciplina financeira e ajuda os clientes a alcançarem seus objetivos. 

 

Além disso, as contas pocket também oferecem benefícios para empresas: 

  • Gastos corporativos: 

Empresas podem criar contas pocket dentro de suas próprias contas corporativas, permitindo que seus colaboradores tenham cartões vinculados às pockets correspondentes. Isso possibilita uma melhor gestão dos gastos corporativos, permitindo a criação de contas bolso para cada colaborador, equipe ou categoria de despesas, dependendo de sua estratégia. 

  • Apps de compras em supermercado: 

Empresas que trabalham com delivery de compras podem fornecer cartões e pockets individuais para cada colaborador, estabelecendo uma automação que carrega a pocket apenas com o valor correspondente à compra atribuída a cada comprador. 

  • Empresas de benefícios: 

As contas pocket oferecem uma solução para empresas que desejam fornecer um cartão para cada categoria de benefício, como refeição, alimentação ou lazer. Isso é possível porque os cartões podem ter limitações baseadas no MCC (código de categoria de comerciante). 

Agora que já falamos sobre as pockets accounts e seus possíveis casos de uso, vamos falar sobre a funcionalidade de multicontas. 

  

Afinal, o que são multicontas? 

É a funcionalidade de abrir diversas contas nominais na mesma instituição financeira. Isso permite que o titular tenha contas separadas para diferentes propósitos, como pessoal, comercial e para separar valores. 

Cada conta multiconta tem um número de conta diferentes e cada uma é visualizada individualmente pelo Banco Central do Brasil. Isso permite que o titular receba depósitos e faça transferências de forma mais organizada. 

Separamos alguns casos de uso de multicontas para pessoas jurídicas. Confira: 

  • Para pessoas que trabalham em mais de uma empresa ou possuem diferentes fontes de renda; 
  • Para pessoas que recebem aluguéis de vários imóveis e precisam separar as contas para melhor controle; 
  • Para pessoas que têm objetivos financeiros distintos e querem separar os recursos alocados para cada um.  

Além disso, empresas também podem optar por abrir mais de uma conta para, por exemplo: 

  • Receber pagamentos de diversos clientes B2B; 
  • Separar o valor já provisionado para pagamento de fornecedores; 
  • Separar os valores transacionados em diferentes verticais de negócio.  

Em resumo, pocket accounts e multicontas são duas funcionalidades que podem ajudar pessoas físicas e jurídicas a organizarem suas finanças de forma mais eficiente.  

No portfólio Bankly ambas estão disponíveis! Caso queira saber mais sobre como ofertar estes produtos, fale com nossos especialistas aqui.