Close
Quero conhecer
Quero conhecer
Redação Bankly 05/09/2023 10:20:00 6 min leitura

Pocket accounts: múltiplas possibilidades para o seu negócio

 
 Com o crescimento significativo das fintechs na última década, a diversidade de serviços e produtos financeiros disponíveis no mercado tem expandido de forma exponencial. Os usuários agora têm acesso cada vez mais fácil e personalizado a soluções que atendem às suas necessidades.

 Um dos produtos mais inovadores e flexíveis atualmente são as contas pocket, que funcionam como contas "bolso" dentro das contas de pagamento convencionais.  

Como funciona uma conta pocket na prática?


O saldo de uma conta de pagamento pode ser mantido na conta principal ou dividido entre as contas pocket, de acordo com diferentes finalidades. As contas pocket podem ter cartões associados exclusivamente ao saldo contido nelas.

 

Devido à natureza da conta pocket como uma subdivisão da conta principal, a única forma de realizar uma entrada de dinheiro (cash-in) é através da conta principal, enquanto as retiradas de dinheiro (cash-out) podem ser feitas tanto pela conta principal quanto pelo cartão vinculado à pocket.


 Confira alguns casos de uso para pessoas físicas:
 

  • Gestão eficiente do dinheiro:

As contas pocket são uma ferramenta eficiente para a gestão financeira, permitindo que os clientes separem o dinheiro destinado a pagamentos fixos, como contas mensais ou pagamentos de serviços, além de limitar os gastos por categoria. Por exemplo, é possível separar uma quantia específica para despesas de lazer. A experiência do usuário pode ser configurada de diversas maneiras, dependendo da interface do aplicativo.

 

  • Segurança e controle:

     Ao ter um cartão vinculado ao saldo da conta pocket, o usuário pode separar apenas o valor que será utilizado no dia. Isso evita que, em casos de roubo ou fraude, o criminoso tenha acesso ao saldo da conta principal através do cartão.

  • Controle de gastos para dependentes:

    As contas pocket podem ser utilizadas para mesadas ou para controlar os gastos dos filhos ou dependentes, fornecendo um cartão vinculado apenas ao saldo alocado na pocket. Isso permite que os pais acompanhem e limitem as transações de forma segura.

  • Economia para metas financeiras:

    Com as contas pocket, os clientes têm a oportunidade de planejar suas finanças de forma mais eficiente. Elas podem ser aliadas dos usuários para atingirem metas financeiras, como economizar para uma viagem ou compra importante, ou mesmo estabelecer um fundo de emergência. Essa funcionalidade incentiva a disciplina financeira e ajuda os clientes a alcançarem seus objetivos.
     
    Além disso, as contas pocket também oferecem benefícios para empresas:

  • Gastos corporativos:
    Empresas podem criar contas pocket dentro de suas próprias contas corporativas, permitindo que seus colaboradores tenham cartões vinculados às pockets correspondentes. Isso possibilita uma melhor gestão dos gastos corporativos, permitindo a criação de contas bolso para cada colaborador, equipe ou categoria de despesas, dependendo de sua estratégia.
  • Apps de compras em supermercado:
    Empresas que trabalham com delivery de compras podem fornecer cartões e pockets individuais para cada colaborador, estabelecendo uma automação que carrega a pocket apenas com o valor correspondente à compra atribuída a cada comprador.
  • Empresas de benefícios:
    As contas pocket oferecem uma solução para empresas que desejam fornecer um cartão para cada categoria de benefício, como refeição, alimentação ou lazer. Isso é possível porque os cartões podem ter limitações baseadas no MCC (código de categoria de comerciante).
     
    Deu pra perceber que são inúmeras as vantagens e as possibilidades ao oferecer a funcionalidade de contas pocket, não é?

    Ao utilizar um fornecedor de Banking as a Service, como o Bankly, é possível aproveitar e oferecer soluções  essa, além de contas nominais, cartões, multicontas e muito mais.

Artigos relacionados

03/10/2023 14:05:00 19 min leitura

Pocket accounts e multicontas: quais as diferenças e casos de uso

Pocket accounts e multicontas são duas funcionalidades oferecidas por instituições para facilitar a organização financeira de pessoas físicas e jurídicas. Cada uma delas tem suas particularidades e ambas possuem uma característica principal em comum: servem para separar valores, para diferentes objetivos.
Iniciar Leitura
03/01/2022 10:04:36 3 min leitura

Webhooks: o que são e vantagens de utilização

O que são webhooks? Os webhooks, também chamados de retornos de chamada web, são um recurso utilizado para que uma ferramenta ou aplicativo se comunique com outra ferramenta, fornecendo dados em tempo real sempre que um evento acontecer. Desta forma, a comunicação entre os dois sistemas acontece sem a necessidade de nenhuma ação externa.
Iniciar Leitura
17/08/2022 14:52:17 4 min leitura

Quais as vantagens de um banco de nicho?

Construir soluções financeiras pode ser algo bastante complexo. Além do tempo e custos demandados, existe todo o processo de regulação e qualificação para a construção de um banco e por isso, pensar na criação de bancos direcionados a um público específico era quase inimaginável há pouco tempo atrás. Com a chegada das fintechs e a consolidação de conceitos como o embedded finance e soluções como o Banking as a Service este cenário mudou bastante, já que garante a possibilidade de qualque empresa oferecer seus próprios serviços financeiros, independentemente do modelo de negócio. Isso abriu oportunidades para inúmeros mercados, como o de banco de nicho, que é o que abordaremos neste artigo.
Iniciar Leitura