Apesar das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) representarem grande parte dos negócios abertos no Brasil e serem responsáveis por cerca de 30% do PIB nacional, elas ainda enfrentam algumas dificuldades no sistema bancário tradicional.
Muitas delas se devem a modelos de negócio burocráticos, poucos ou nenhum produto direcionado ao público de PMEs e suas necessidades, ofertas com taxas altas, muitas vezes com as melhores condições reservadas apenas para as grandes empresas.
Esse cenário começou a mudar positivamente com o surgimento das fintechs e bancos digitais, que permitiram a bancarização das PMEs.
Digitalização das PMEs no Brasil
Estudos mostram que desde 2018, as compras online no Brasil aumentaram 15% e os serviços bancários digitais 13%. Esses números só confirmam o movimento de digitalização e reforçam que as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes devem encontrar os consumidores onde eles estão.
Quando falamos em PMEs, muitas se viram obrigadas a entrar no mundo digital durante a pandemia, mas não necessariamente com o tempo, habilidade ou orçamento para fazer isso sozinhas. Isso gera um potencial imenso para as empresas com foco em tecnologia, como fintechs, bancos digitais, empresas de telecomunicações, por exemplo, já que podem agregar valor às pequenas e médias empresas ajudando-as a prosperar online, com toda a segurança e confiabilidade que já possuem.
Bancarização abrindo caminhos para as PMEs
Assim como qualquer negócio, as PMEs precisam de soluções completas para ofertar seus produtos e serviços da melhor forma possível e por isso, precisam de provedores de serviços confiáveis, desde bancos a empresas de telecomunicações, para atender suas necessidades.
Nesse sentido, as fintechs e bancos digitais abriram caminhos para esses modelos de negócio. Além de contribuírem para a modernização do sistema bancário, eles trazem mais agilidade aos processos, propondo novas soluções e produtos customizados para pequenas e médias empresas.
Isso tem feito com que as PMEs optem por migrar das instituições tradicionais em busca de vantagens financeiras, comodidade e facilidade oferecidas por uma experiência digital, mas sem abrir mão de questões importantes como segurança.
Além disso, soluções como o Banking as a Service, por exemplo, possibilitam que as PMEs criem as suas próprias soluções financeiras, levando em consideração suas necessidades e de seus clientes finais, o que também colabora na experiência como um todo.
Com esse movimento, as PMEs têm acelerado a transformação digital do mercado financeiro, já que são um modelo de negócio muito relevante para a economia nacional.