Close
Quero conhecer
Quero conhecer
Redação Bankly 11/08/2023 14:47:22 4 min leitura

PMEs: oportunidades com baas


As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) representam mais de 98% das empresas no país e são responsáveis pela geração de 60% dos empregos e 40% do PIB do Brasil.

Apesar de sua importância, muitas delas enfrentam desafios operacionais e financeiros distintos: acesso limitado a crédito, burocracia excessiva e falta de soluções financeiras adequadas são obstáculos que prejudicam seu potencial de crescimento, que podem resultar em dificuldades para gerenciar fluxo de caixa, realizar pagamentos eficientes e investir em expansão.

Por essas e outras questões, este perfil de negócio tem necessidades financeiras específicas que muitas vezes não são atendidas pelas ofertas tradicionais dos bancos. Elas buscam soluções que sejam flexíveis, ágeis e adaptadas às suas operações em constante evolução. Frequentemente, os grandes bancos não conseguem preencher essa lacuna, pois seu foco principal está, muitas vezes, voltado para grandes empresas. Isso gera oportunidade para criação de soluções com Banking as a Service, que podem ser customizadas para se ajustarem perfeitamente aos fluxos de trabalho e gestão financeira das PMEs.

 

BaaS: atendendo às necessidades das PMEs

O Banking as a Service surge como uma excelente opção para atender às Pequenas e Médias Empresas no Brasil, pois ao obterem opções de plataformas financeiras financeira flexíveis, estas empresas podem acessar uma variedade de serviços bancários essenciais sob medida para suas operações e necessidades.

Isso inclui funcionalidades como pagamentos, criação e gerenciamento de contas, emissão de boletos e cartões corporativos e acesso simplificado a linhas de crédito. Essas soluções podem ser integradas aos sistemas existentes das PMEs, proporcionando uma experiência financeira livre de atritos.

As soluções específicas para Pequenas e Médias Empresas criadas com APIs de Banking as a Service também podem desempenhar um papel crucial no fomento à inovação e ao empreendedorismo. Ao oferecer acesso a serviços financeiros que antes estavam fora de alcance para muitas empresas, o BaaS pode abrir portas para expansão de negócios.

Portanto, investir neste mercado é mais do que uma estratégia inteligente; é um catalisador para o progresso e fortalecimento para este perfil de empresa que é tão relevante em nosso país.

Artigos relacionados

12/01/2022 11:00:00 7 min leitura

Aumento na procura por contas digitais: como aproveitar?

As fintechs tem revolucionado o mercado com suas ofertas de produtos inovadores para facilitar a vida das empresas e usuários, além de alavancar a democratização do mercado financeiro. O avanço das tecnologias modificou a oferta de serviços financeiros aos negócios e, consequentemente, ao cliente final.
Iniciar Leitura
07/03/2022 10:00:00 4 min leitura

Banking as a Service, entenda o que é

ENTENDA O QUE É BANKING AS A SERVICE Nos últimos anos, o mercado financeiro vem passando por uma grande transformação com o advento de novas tecnologias que criam possibilidades para resolvermos questões relacionadas à nossa vida financeira. Entre elas estão o conceito de embedded finance e o de Banking as a Service, que tem ganhado cada vez mais relevância no universo financeiro.
Iniciar Leitura
22/06/2020 16:27:00 5 min leitura

Banking as a service e a nova forma de consumo de serviços financeiros

Nos últimos anos, a disrupção em determinados mercados foi bastante visível aos olhos do consumidor. O Uber nos fez questionar a real necessidade de termos um carro; com Whatsapp, alteramos as relações de comunicação e esquecemos de uma vez por todas o telefone fixo; até a forma com a qual “consumimos” nossa própria casa foi colocada em xeque pelo Airbnb. A ruptura nas nossas relações com bens e serviços vira uma constante e não demora para chegar a um dos mercados mais tradicionais do mundo: nós realmente precisamos dos bancos?
Iniciar Leitura