Close
Quero conhecer
Quero conhecer
Redação Bankly 31/07/2023 10:00:00 7 min leitura

Pix Automático: facilitando pagamentos recorrentes

Seguindo com a sua agenda de inovação, o Banco Central do Brasil anunciou recentemente o lançamento do Pix Automático, previsto para este ano.  

Esse novo recurso tem como objetivo viabilizar pagamentos recorrentes automatizados, proporcionando aos usuários pagadores uma forma prática e segura de gerenciar suas transações financeiras.  

Basicamente, o Pix Automático irá funcionar como uma espécie de "débito automático", permitindo que os consumidores autorizem previamente os débitos periódicos em suas contas bancárias, o que traz benefícios tanto para os usuários quanto para as empresas. 

 

Vantagens do Pix Automático: 

  • Facilidade e conveniência: uma das principais é a facilidade que oferece aos usuários. Com a autorização prévia para débitos recorrentes, os pagamentos são realizados automaticamente, eliminando a necessidade de realizar transferências ou pagamentos manuais mês a mês. Isso proporciona uma experiência mais prática e conveniente para os clientes, economizando tempo e evitando possíveis esquecimentos de pagamentos. 
  • Versatilidade para empresas: o Pix Automático será uma solução acessível para empresas de diversos segmentos do mercado, independentemente de seu porte. Com essa funcionalidade, empresas prestadoras de serviços, como energia e telefonia, operações de crédito, escolas, academias, condomínios, serviços de streaming, clubes de assinatura e outros negócios que requerem pagamentos periódicos poderão oferecer essa comodidade aos seus clientes. Isso tornará o processo de cobrança mais eficiente, reduzindo a inadimplência e aumentando a satisfação do consumidor. 
  • Redução de custos e riscos: com pagamentos automatizados, há uma diminuição nos custos administrativos e nos riscos de atraso ou não pagamento de faturas, o que beneficia tanto os negócios quanto os clientes. 

 

Como o Pix Automático pode funcionar na prática? 

Levantamos alguns casos de uso para a funcionalidade anunciada pelo Banco Central, mas as possibilidades são inúmeras. Confira algumas delas: 

  • Serviços públicos: empresas que oferecem serviços essenciais, como fornecedores de energia elétrica, água e telecomunicações, poderão utilizar o Pix Automático para facilitar a cobrança das faturas mensais, garantindo maior comodidade aos clientes e reduzindo os processos de inadimplência. 
  • Instituições de Ensino: escolas, universidades e cursos de educação continuada poderão adotar o Pix Automático para agilizar a cobrança das mensalidades, tornando o processo de pagamento mais simples e cômodo para os estudantes e seus responsáveis. 
  • Empresas de serviços e assinaturas: plataformas de streaming, clubes de assinatura e outros serviços que operam com pagamentos recorrentes poderão utilizar o Pix Automático para proporcionar uma experiência de pagamento mais eficiente e satisfatória aos seus assinantes. 
  • Condomínios e associações: condomínios residenciais e associações poderão se beneficiar do Pix Automático para facilitar o pagamento das taxas mensais, eliminando a necessidade de boletos ou transferências bancárias. 

Essa nova funcionalidade representa um avanço significativo no sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, oferecendo uma solução inovadora para pagamentos recorrentes. Com sua facilidade de uso, controle nas mãos do consumidor e versatilidade para empresas de todos os setores, o Pix Automático tem o potencial de aprimorar significativamente a experiência de pagamentos no país. A expectativa é que essa funcionalidade seja bem recebida pelos usuários e contribua para uma maior eficiência nos pagamentos do dia a dia.