Close
Quero conhecer
Quero conhecer
26/08/2020 16:41:00 5 min leitura

Precisamos falar sobre: Segurança da Informação

O que é e como proteger sua empresa.

A era digital traz cada vez mais benefícios para o dia-a-dia de todos. É inegável que com essas mudanças ocorra também a transformação na forma de se relacionar e fazer negócios. Por isso, é importante destacar a relevância da segurança da informação para garantir o futuro de sua empresa.

Quer entender melhor a importância da segurança da informação? Confira este artigo.

O que é a segurança da informação?

Muitas empresas não davam muita atenção para esse fator, por isso acabaram tomando medidas ineficazes ou até mesmo não adotaram nenhuma. Para essas situações é importante repensar sobre isso, uma vez que há muito a ser feito em termos de segurança para proteger processos, pessoas e tecnologia.

A segurança visa proteger os conteúdos sobre três pilares: confidencialidade, disponibilidade e integridade.

O papel de cada um

A confidencialidade trata de supervisionar a falta de capacidade de acesso ao conteúdo por pessoas ou dispositivos não autorizados. O que pode ser entendido também como privacidade.

É importante ressaltar que quando não ocorre o devido cuidado com no armazenamento e trânsito de informações, poderá ocorrer a captura, agravando-se ainda mais o risco. Garanta o trânsito da informação de uma ponta a outra, somente assim é possível gerar a confidencialidade.

A disponibilidade é a etapa que permite o acesso das informações por pessoas ou organizações no momento que desejarem. Esse fator é bem desafiador pois envolve estruturas de alto custo adicional para a empresa e é onde muitas vezes o modelo “falha”, o que impacta todo o sistema.

E a integridade é que garante que não haverá alteração do dado ou conteúdo sem as autorizações necessárias de acordo com a política vigente e caso ocorra, o indivíduo ou corporação será identificado.

Como proteger sua empresa?

Separamos 4 dicas que podem colaborar na proteção dos dados de sua corporação. Veja quais são:

Conscientização

Reúna sua equipe, mantenha-a informada sobre tudo que ocorre dentro da empresa, reforce as regras e coloque-as em prática. Garanta que tudo seja feito de forma segura e correta.

Backup

Esse fator deve ser feito com regularidade uma vez que armazena dados sigilosos da sua empresa.

Antivírus

Ataques cibernéticos são cada dia mais comuns, por isso é fundamental manter sua empresa longe de ameaças invisíveis.

E por último, mas não menos importante…

Monitoramento de rede

Essa rotina de acompanhar tudo que está ocorrendo em seu sistema fará com que você descubra invasões ou comportamentos prejudiciais em sua rede.

Na era da tecnologia e informação os dados são os maiores bens da empresa ou organização, por isso devem ser protegidos a todo e qualquer custo.