Close
Quero conhecer
Quero conhecer
Redação Bankly 29/09/2022 17:00:00 10 min leitura

O que significa ser uma instituição com licença bancária?

Se você está minimamente inserido neste mundo de serviços financeiros, provavelmente já ouviu falar sobre licença bancária, regulação das instituições e o nosso órgão regulador, que é o Banco Central do Brasil (Bacen). 

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o papel do órgão regulador e a importância da regulação e das licenças bancárias, principalmente quando falamos em embedded finance e Banking as a Service. 

 

Qual é o papel do Bacen? 

O Banco Central é o guardião dos valores do Brasil. É uma autarquia federal criada em 1964 que tem como missão garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade. A instituição é responsável por executar a estratégia estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para manter a inflação sob controle e atua como secretaria executiva desse órgão.

São as normativas do Bacen que pautam as boas práticas que devem ser seguidos por todos os participantes do sistema financeiro brasileiro.
 

Suas responsabilidades são: 

  • Inflação baixa e estável: responsável pela política monetária que visa manter a inflação sob controle e ao redor das metas estipuladas 
  • Sistema financeiro seguro e eficiente: faz parte da missão do Bacen assegurar que o sistema financeiro seja sólido e eficiente 
  • Banco do governo: detém as contas mais importantes do governo e é o depositório das reservas internacionais do país 
  • Banco dos bancos: as instituições financeiras precisam manter contas no Bacen, que são monitoradas para que as transações financeiras ocorram com fluidez 
  • Emissor do dinheiro: garante para a população o fornecimento adequado de dinheiro em espécie  

Agora ficou mais clara a importância do órgão regulador para que nossa economia funcione bem? É ele que garante a segurança de todo o sistema e que propõe inovações na forma como utilizamos nosso dinheiro, um exemplo claro é o PIX, sistema de pagamentos instantâneos que foi lançado em 2020 e caiu nas graças da população desde então. 

 19. imagem conteúdo - licença bancária

 

Mas o que significa ser uma instituição regulada pelo Bacen? 

Basicamente, qualquer instituição que seja regulada e possui licenças do Banco Central, deve cumprir uma série de normas e regras de segurança determinadas para que a operação seja saudável e segura. 

Por isso, a empresa que deseja obter uma licença bancária, deve dispor de uma estrutura compatível para atender às normativas e estar preparada para os monitoramentos realizados regularmente para garantir que as diretrizes estão sendo seguidas. 

No fim do dia, ao utilizar as soluções de uma instituição regulada, como é o caso do Bankly, para integrar serviços financeiros à sua operação, garante muito mais segurança e tranquilidade tanto para a sua empresa quanto para seu cliente final. Abaixo listamos alguns dos principais benefícios garantidos por uma instituição com licença bancária: 

  • Menos etapas no processo: quando falamos em empresas que querem incluir serviços financeiros em suas soluções, uma instituição com licença bancária facilita o processo de implantação, além de diminuir a necessidade de outros parceiros envolvidos; 
  • Mais segurança: com a diminuição de etapas e menos parceiros envolvidos na implantação, dados sensíveis ficam mais protegidos entre as transações; 
  • Confiabilidade: além de terem um processo regulatório minucioso, as instituições reguladas recebem inspeções periódicas do Bacen para garantir que a estrutura e organização estão de acordo para oferecer serviços financeiros com qualidade e segurança; 
  • Praticidade: a sua empresa não precisa se preocupar com demandas regulatória, já que a instituição regulada fica com essa responsabilidade.