Close
Quero conhecer
Quero conhecer

O mercado financeiro do país tem passado por muitas mudanças, principalmente, agora no mês de novembro, por conta do lançamento oficial do PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central.

A partir dessa alternativa será possível realizar transações financeiras em poucos segundos, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, válido para qualquer instituição financeira, o que terá como resultado um grande impacto na economia nacional.

E você deve estar se perguntando: o que vai mudar com o PIX?

Do ponto de vista do consumidor, citamos alguns benefícios, mas o comerciante também terá avanços, isso porque o processo é muito menos burocrático, o que resulta em maior agilidade e um sistema mais transparente.

E como o PIX irá beneficiar o varejista?

A chegada desse formato traz para o mercado varejista mais uma opção de pagamento, além do dinheiro, boleto, cartão de crédito e débito. Com o PIX:

  • Os pagamentos vão direto para a conta da empresa após segundos;
  • Os custos das transações são menores do que através de outros meios de pagamento;
  • Maior controle do fluxo de caixa;
  • Transações diretas entre pagador e recebedor.

Com a redução de custos de intermediação, no varejo, as transações realizadas por cartão de débito, o dinheiro sai da conta do consumidor e o destino é a conta do varejista, porém como essa operação é feita por empresas de pagamento, as adquirentes, o processamento de dados ocorre em até dois dias úteis.

Esta iniciativa permite uma revolução tecnológica que fomenta o surgimento de novos modelos de negócios, a tendência é se utilizar cada vez menos dinheiro em espécie, o que reduz risco para os lojistas e custos de armazenagem.

E o que o varejista precisa para aceitar o PIX?

Escolher uma conta transacional para receber, chamada de Prestador de Serviço de Pagamento, caso possua sistemas de automação é preciso verificar se há integração com o PIX. Além, de incentivar o recebimento dessa nova forma de pagamento aos seus consumidores.

Outro ponto muito importante é a experiência do usuário!

A facilidade em realizar pagamentos ou transações através de um smartphone é conveniente, tudo estará na palma de suas mãos. O varejista, por exemplo, terá acesso a uma base de dados relacionada ao pagamento.

O PIX vem como uma forma de pagamento ágil, funcional e inclusiva, afinal poderá ser utilizada por meio de qualquer dispositivo móvel.