Close
Quero conhecer
Quero conhecer
Redação Bankly 28/10/2021 09:00:00 5 min leitura

O cenário das fintechs na América Latina

América Latina: o novo berço das fintechs e do Banking as a Service?

A América Latina é uma das regiões mais férteis para as Fintechs e suas inovações.

Enquanto as instituições tradicionais se movem cada vez mais para o digital, oferecendo novos produtos baseados em tecnologia, apenas 51% dos adultos latino-americanos são proprietários de contas bancárias, segundo o último Global Findex do Banco Mundial. Os números variam de acordo com a região: no Brasil, segundo o relatório, 70% dos adultos possuem uma conta bancária, já no México esse número baixa para 37%.

Enquanto isso, a adoção de tecnologias digitais cresce exponencialmente na região e a pandemia da COVID-19 acelerou a demanda de inovação em serviços bancários, fazendo os clientes questionarem o modelo bancário tradicional e procurarem novas possibilidades, o que abre um espaço no mercado para o crescimento das Fintechs. Segundo pesquisa realizada pela Belvo, as Fintechs serão capazes de ocupar até 30% do mercado financeiro mexicano no próximo ano, enquanto no Brasil, o setor pode gerar receitas de U$24 bilhões nos próximos dez anos.

7.Imagem-BaaS-na-América-Latina


Isso só comprova o quanto soluções como o Banking as a Service estão cada vez mais aquecidas no mercado. De acordo com o Business Insider, as embedded finances, ou finanças embutidas, vão alcançar o valor de U$7.2 trilhões mundialmente até 2030.

Essas projeções têm tudo a ver com o Open Banking, que vai garantir o compartilhamento de dados bancários para facilitar a vida do cliente final. Enquanto países como Argentina, Chile e Peru ainda estão nos passos iniciais, o Brasil está liderando a implantação, seguido pelo México. No Brasil, muitas Instituições Financeiras estão se antecipando com as requisições do regulador (Banco Central do Brasil) e uma das estratégias é de abrir as APIs relacionadas a informação e abertura de contas, transações, entre outras, soluções que as APIs do Bankly já proporcionam.

Então cabe às empresas, das pequenas às grandes, identificarem as oportunidades de aumentarem suas propostas de valor com finanças embutidas para aproveitarem uma fatia desse mercado.

Para saber mais sobre a solução de BaaS do Bankly, agende uma reunião.