Close
Quero conhecer
Quero conhecer
Redação Bankly 14/10/2022 08:34:39 5 min leitura

O que é KYC e qual a sua importância?

No mundo dos negócios, principalmente no mercado financeiro e bancário, ouvimos siglas o tempo todo e uma delas é o KYC, que significa Know Your Client ou, em português, conheça seu cliente. Esse processo é uma das estratégias para aprofundar o conhecimento a respeito dos clientes e mitigar riscos às operações e é sobre isso que falaremos neste artigo.

 

O que é Know Your Customer (KYC)?

O KYC nada mais é que uma série de regras que uma empresa segue para conhecer os seus clientes mais a fundo, principalmente quando falamos em organizações dos setores bancário e financeiro. Portanto, essas regras se aplicam principalmente a Fintechs, bancos, empresas de meios de pagamento, crédito, entre outros.

O objetivo principal do KYC é coletar, analisar e validar um conjunto de informações sobre o cliente, seja ele pessoa física ou jurídica para prevenir os possíveis riscos associados a fraudes, segurança, lavagem de dinheiro ou outras atividades ilícitas que possam ser praticadas a partir do consumo dos serviços financeiros.

São analisados dados cadastrais, reputacionais, assim como a capacidade financeira. Dessa forma é possível avaliar de forma contínua, a compatibilidade entre o perfil do cliente e suas movimentações financeiras. Além disso, por trazer um conhecimento mais profundo do perfil daquele cliente, a empresa consegue oferecer serviços e soluções mais adequados às suas necessidades e que efetivamente agreguem valor ao cliente.

 

A quem se aplica o KYC?

Apesar de ter como foco principal as instituições financeiras ou empresas maiores, já que é uma obrigatoriedade prevista na Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ainda regulamentada pelo Banco Central, qualquer empresa, grande ou pequena pode estar exposta aos riscos de fraude, segurança e lavagem de dinheiro.

Por isso, um processo de KYC, desde que realizado de forma séria e inserido em uma política de Compliance, é um aliado para evitar prejuízos financeiros e empresas dos mais diversos segmentos estão adotando, principalmente as que possuem capital aberto.

 

Como funciona o processo?

Apesar da mitigação de riscos ser responsabilidade de todas as áreas de uma instituição de pagamento ou financeira, normalmente é a área de Compliance quem fica responsável pelas políticas e leis que regem os processos de Know Your Customer.

Desde 2001, com o Comitê de Supervisão Bancária da Basileia, os processos começaram a ser desenvolvidos para fortalecer e garantir a solidez dos sistemas financeiros. Atualmente, o principal órgão brasileiro que atua em benefício do KYC é a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).

O Bankly realiza processo de KYC dos seus parceiros antes dos nossos parceiros iniciarem a integração e durante todo o relacionamento. Concluída a integração, todos os potenciais clientes dos nossos parceiros passam pelo processo de KYC também. O processo se inicia no onboarding, etapa inicial do processo de abertura de contas de seus clientes finais. Quando falamos em abertura de contas, o fluxo é dividido em três principais etapas:

  • Coleta das informações e documento de identificação
  • Análise das informações, inclusive por consultas as fontes públicas
  • Validações de segurança e autenticação dos usuários

Tudo isso garante mais segurança em todo o processo, já que ajuda a identificar possíveis riscos para seu negócio e seus clientes. Para saber mais sobre como o Bankly pode te ajudar, fale com a nossa equipe!