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Redação Bankly 01/08/2022 14:12:37 3 min leitura

Banco 3.0 e a evolução do mercado financeiro

O mercado financeiro caminha lado a lado com as inovações tecnológicas e é evidente o quanto os investimentos em tecnologia são essenciais para manter a relevância dos negócios.

Fica claro que não existe como fugir dessa revolução tecnológica do mercado financeiro e da realidade em que o usuário e sua experiência são o centro de tudo. Por isso, as empresas precisam se adaptar, buscando inovação e atualização constante de suas tecnologias e soluções para garantir o engajamento e fidelização de sua base de clientes.

Afinal, o que é Banco 3.0?

Quando pensamos no mercado financeiro, é possível identificar três grandes ondas. Há algum tempo, falava-se muito de Banco 1.0, que consiste na ideia de o cliente pagar para usar um serviço financeiro e é a referência que temos de bancos tradicionais.

Em seguida, veio o Banco 2.0, em que o cliente não paga mensalidade para utilizar aquele serviço, que foi quando começamos a observar a ascensão das Fintechs. Agora, estamos na era do Banco 3.0, que é a “fintechização” das empresas, ou seja, qualquer empresa pode incluir serviços financeiros a sua oferta de produtos, mesmo não sendo nativa deste setor. Afinal, todo mundo precisa utilizar serviços financeiros, mas suprir essa necessidade não é mais exclusividade de um banco.

 

Cliente no centro:

De acordo com a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária de 2022, os usuários finais se acostumaram com o ritmo acelerado de inovação no setor. Tanto que 87% das instituições afirmam que a alta expectativa dos clientes finais em relação a usabilidade dos canais digitais impulsionou a digitalização de seus serviços.

Cada vez mais, a escolha está nas mãos do usuário e por isso, soluções de embedded finance, ou finanças embutidas, como o Banking as a Service ganham relevância, já que abrem novas possibilidades de receita e de aproximação entre as empresas e seus clientes.

Ainda segundo a pesquisa da FEBRABAN, tecnologias relacionadas a inteligência artificial (IA), automação, Cloud, segurança cibernética e Open Finance são as principais tendências do mercado para este ano. Então além de incorporar serviços financeiros às suas soluções, as empresas devem ficar de olho em melhorias constantes para garantirem a melhor experiência possível aos seus usuários se manterem competitivas no mercado.