No mundo dos negócios, principalmente no mercado financeiro e bancário, ouvimos siglas o tempo todo e uma delas é o KYC, que significa Know Your Client ou, em português, conheça seu cliente. Esse processo é uma das estratégias para aprofundar o conhecimento a respeito dos clientes e mitigar riscos às operações e é sobre isso que falaremos neste artigo.
O KYC nada mais é que uma série de regras que uma empresa segue para conhecer os seus clientes mais a fundo, principalmente quando falamos em organizações dos setores bancário e financeiro. Portanto, essas regras se aplicam principalmente a Fintechs, bancos, empresas de meios de pagamento, crédito, entre outros.
O objetivo principal do KYC é coletar, analisar e validar um conjunto de informações sobre o cliente, seja ele pessoa física ou jurídica para prevenir os possíveis riscos associados a fraudes, segurança, lavagem de dinheiro ou outras atividades ilícitas que possam ser praticadas a partir do consumo dos serviços financeiros.
São analisados dados cadastrais, reputacionais, assim como a capacidade financeira. Dessa forma é possível avaliar de forma contínua, a compatibilidade entre o perfil do cliente e suas movimentações financeiras. Além disso, por trazer um conhecimento mais profundo do perfil daquele cliente, a empresa consegue oferecer serviços e soluções mais adequados às suas necessidades e que efetivamente agreguem valor ao cliente.
Apesar de ter como foco principal as instituições financeiras ou empresas maiores, já que é uma obrigatoriedade prevista na Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ainda regulamentada pelo Banco Central, qualquer empresa, grande ou pequena pode estar exposta aos riscos de fraude, segurança e lavagem de dinheiro.
Por isso, um processo de KYC, desde que realizado de forma séria e inserido em uma política de Compliance, é um aliado para evitar prejuízos financeiros e empresas dos mais diversos segmentos estão adotando, principalmente as que possuem capital aberto.
Apesar da mitigação de riscos ser responsabilidade de todas as áreas de uma instituição de pagamento ou financeira, normalmente é a área de Compliance quem fica responsável pelas políticas e leis que regem os processos de Know Your Customer.
Desde 2001, com o Comitê de Supervisão Bancária da Basileia, os processos começaram a ser desenvolvidos para fortalecer e garantir a solidez dos sistemas financeiros. Atualmente, o principal órgão brasileiro que atua em benefício do KYC é a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).
O Bankly realiza processo de KYC dos seus parceiros antes dos nossos parceiros iniciarem a integração e durante todo o relacionamento. Concluída a integração, todos os potenciais clientes dos nossos parceiros passam pelo processo de KYC também. O processo se inicia no onboarding, etapa inicial do processo de abertura de contas de seus clientes finais. Quando falamos em abertura de contas, o fluxo é dividido em três principais etapas:
Tudo isso garante mais segurança em todo o processo, já que ajuda a identificar possíveis riscos para seu negócio e seus clientes. Para saber mais sobre como o Bankly pode te ajudar, fale com a nossa equipe!