Muito se fala sobre as fintechs e sobre como elas têm revolucionado o mercado com suas ofertas de produtos inovadores para facilitar a vida das empresas e usuários e garantir a democratização do mercado financeiro.
Um dos modelos mais falados no momento é o de embedded finance, que em português significa finanças embutidas e se refere à integração de soluções financeiras e ofertas bancárias ao portfólio de empresas que não são nativas ou tem expertise sobre o setor. Isso pode aumentar significativamente a proposta de valor das empresas que identificarem esta demanda para o seu público.
Antigamente, o cliente precisava se deslocar até uma agência bancária para abrir uma conta, por exemplo. Mas este cenário mudou e ganhou agilidade por meio dos bancos digitais, o que sinaliza uma grande tendência de mercado: antes, as pessoas iam até a oferta de serviços, mas agora é a oferta do serviço que vai até as pessoas.
Por isso o conceito de embedded finance traz um valor tão grande para as empresas, independentemente do segmento. Ao oferecer as soluções financeiras dentro de um mesmo ambiente, as empresas podem suprir as necessidades e melhorar a experiência de seus usuários.
Imagine os seguintes cenários: uma empresa de energia com uma base de clientes sem acesso aos bancos tradicionais oferecendo conta digital e Pix para o pagamento da própria fatura; um varejista emitindo cartões pré-pagos para serem utilizados na própria rede de supermercados ou até fora; e até mesmo uma empresa de mobilidade oferecendo microcrédito para que os passageiros possam pagar seu transporte sem preocupações.
Estas são algumas das possibilidades que as finanças embutidas podem trazer para os negócios. Aí é que entram as soluções do Bankly, primeira solução completa de Banking as a Service do Brasil que combina uma plataforma tecnológica com licença bancária e é baseado na oferta de APIs.
Saiba mais sobre as vantagens do BaaS neste outro artigo.
Segundo a McKinsey, ao aderirem à embedded finance, as empresas têm como objetivo reter os seus clientes e usuários, além de aumentar o seu lifetime value. Pensando nisso, a consultoria elencou algumas tendências de mercado para observar:
Cada vez mais, os consumidores buscam por experiências simples, integradas e diretas. De acordo com a pesquisa, os consumidores estão migrando para ecossistemas multiprodutos, que buscam oferecer o máximo de integração possível e a oferta de embedded finance se encaixa perfeitamente no modelo.
As fintechs que surgem todos os anos precisam de parceiros bancários para fornecer acesso a contas, pagamentos e empréstimos devido às demandas regulatórias. Isso faz com que os serviços de Banking as a Service, como o Bankly, sejam o principal meio para que as fintechs ofereçam aos seus clientes soluções escaláveis e regulamentadas de embedded finance.
Tendências regulatórias, como o Open Banking, estão promovendo o desenvolvimento de APIs bancárias e acesso universal. A necessidade de cumprir esses novos requisitos, tem levado bancos a considerarem novos modelos de negócio de Banking as a Service.
Para entender a história do Open Banking, clique aqui e acesse nosso artigo sobre o tema.
Com a aceleração da automatização, é possível escalar as soluções de Banking as a Service com mais facilidade, colocando a embedded finance ao alcance de qualquer empresa que tenha interesse, independentemente do modelo de negócio. As empresas que buscam incorporar serviços financeiros às suas soluções veem cada vez mais as suas experiências digitais como a composição de módulos construídos por terceiros.
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