Close
Quero conhecer
Quero conhecer
Redação Bankly 28/10/2022 09:30:00 9 min leitura

QR code: como utilizar essa tecnologia a favor do seu negócio?

Algumas tecnologias se adequam tão bem às nossas rotinas que é difícil nos lembrarmos como era a nossa realidade antes delas existirem. É o caso do QR code, que gerou facilidades para o usuário desde para acessar o cardápio de um restaurante e até mesmo pagar suas compras via PIX sem precisar tocar em nada além do seu smartphone. 

Neste artigo, vamos abordar como essa solução surgiu e se popularizou, além de casos de uso e vantagens que ela pode trazer para as empresas e seus usuários. 

 

Surgimento e popularização do QR code: 

Criado no Japão em 1994, o QR code está cada vez mais popular no Brasil. Sua primeira grande aplicação em nosso país foi em uma campanha publicitária da Fast Shop em 2007 e desde então, o QR code vem ganhando espaço e está presente em diversos contextos: nos restaurantes para acesso ao cardápio, nas campanhas de marketing para acesso aos sites de produtos e principalmente nos estabelecimentos e e-commerce para pagamento online. 

Com a chegada do PIX em 2019, as aplicações do QR Code aumentaram, já que deu a possibilidade aos clientes de lojas físicas e virtuais que desejam pagar com o PIX de simplesmente apontarem o celular para escanear o QR code e realizar o pagamento em segundos. 

Como toda tecnologia emergente, há um período de desconfiança inicial e adaptação, no entanto, com a pandemia da Covid-19, o QR code acabou caindo nas graças da população, por ser uma forma contactless de realizar transações. Uma pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box mostra que 67% dos brasileiros que possuem smartphone já realizaram um ou mais pagamentos via QR code no último ano. 

A pesquisa mostra ainda que os jovens foram os que mais aderiram aos pagamentos via QR Code. Tanto que 74% dos jovens entre 16 e 29 anos que possuem smartphone já realizaram essa modalidade de pagamento, enquanto na faixa etária 30 a 49 anos a taxa está em 70% e quando falamos da população com mais de 50 anos o número passa para 59%. 

 

Casos de uso e vantagens: 

O pagamento via PIX com QR code pode se dar em compras presenciais, como quando a maquininha de cartão mostra o QR code na tela ao pagador na hora de fazer o PIX, por exemplo. Existem também os QR codes estáticos, que aparecem em plaquinhas impressas nos estabelecimentos para que você faça a leitura com o seu smartphone e siga com o pagamento. A diferença entre os dois é que com o QR code estático, o cliente precisará inserir o valor que irá pagar, enquanto com o QR dinâmico esse dado é gerado automaticamente. 

Em pagamentos online de produtos ou serviços o QR code também é muito útil, pois pode substituir os boletos. Entre as vantagens que essa tecnologia gera para pagamento em compras online está a possibilidade de ele conter os dados do pagador atrelados, o que facilita a conciliação. Além disso, o processo todo se torna muito mais ágil quando comparado com boleto bancário, já que recebimento do pagamento é instantâneo, o que traz muito mais rapidez na aprovação do pagamento e liberação da compra. 

Outra aplicação do QR code é para envio de dinheiro de pessoa física para pessoa física. Digamos que uma pessoa pagou a conta de um grupo de amigos no restaurante e precisa cobrá-los por suas respectivas partes. Para agilizar o processo, o recebedor pode emitir QR codes de cobrança e enviá-los aos seus amigos, que não precisarão inserir o valor a ser transferido ou os dados do recebedor. 

São inúmeras as possibilidades geradas pelo QR code, que proporcionam uma experiência muito mais fluida e sem fricção para o consumidor final. Para saber mais sobre como o Bankly pode te ajudar nesse sentido, fale com a nossa equipe!